Projeto de lei cria Dia Estadual de Observação de Aves

Crédito:

Compartilhe:

Com o intuito de fomentar o ecoturismo e turismo no Estado, os deputados aprovaram com 14 votos o Projeto de Lei (PL) 102/2021, de autoria da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), que cria o Dia Estadual de Observação de Aves, o qual fará parte do calendário de eventos de Roraima, a ser comemorado anualmente em 25 de abril.

Ao defender a proposta, a parlamentar disse que o PL trará um resultado positivo para Roraima. “Parece um projeto simples, mas trará um impacto na economia do nosso Estado, que tem muitas aves. A atividade de observação de pássaros é uma ferramenta para fomentar o nosso turismo”, argumentou.

Conforme detalhou na justificativa, estima-se que na região existam 3,3 mil espécies de aves, cerca de 34% das aves de todo o planeta. Ela destacou que a data escolhida para a comemoração é estratégica. “Vai além de observar a fauna, mas também por se tratar de um período em que o Estado tem mais dificuldade de atrair turistas, podendo, em médio prazo, provocar a continuidade da movimentação turística”, destacou a parlamentar.

A data também é alusiva ao período de reprodução de duas espécies símbolos roraimenses: a garça, que consta no brasão do Estado, e o galo-da-serra, ave-símbolo de Roraima. O Dia Nacional do Observador de Aves é comemorado em 28 de abril.

A prática de observação de aves é muito antiga e bem difundida em vários países. Estima-se que, em todo o mundo, 80 milhões de pessoas pratiquem essa atividade.

Fonte: SupCom ALE-RR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE