ENGENHARIA

MPC/RR lança laboratório para fiscalizar obras públicas no estado

Crédito:

Compartilhe:

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) dará mais um passo no trabalho de fiscalização de obras públicas com o lançamento do Laboratório de Engenharia, o primeiro da região Norte, para o auxílio de demandas técnicas no Estado, principalmente no que compete a especificações da área de construção civil.

A cerimônia de lançamento do Laboratório de Engenharia do MPC/RR ocorrerá no dia 19 de novembro, às 10h da manhã, no Sebrae Labs, localizado na avenida Major Williams, número 680, bairro São Pedro. Estarão presentes autoridades locais e representantes da Universidade de Brasília (UnB).

A implantação, que atende a solicitação feita pelo procurador-geral, Dr. Paulo Sousa, faz parte do Plano de Gestão para o biênio 2021/2022. “A criação do Laboratório de Engenharia faz parte do nosso Plano de Gestão e será de fundamental importância para o embasamento e auxílio dos trabalhos de investigação realizados pelo MPC no combate à corrupção e desvio de verba pública”, disse o procurador-geral.

De acordo com o presidente da Comissão do Laboratório de Engenharia, Sidney Minholi, o projeto contará com o auxílio da Universidade de Brasília (UnB) em todas as fases. A previsão é que os trabalhos do Laboratório iniciem ainda em 2022, com a seção de um novo prédio e a aquisição de equipamentos.

“O objetivo é fornecer, por meio dos laudos já produzidos pelo órgão, as informações mais técnicas e precisas possíveis acerca das obras públicas de Roraima aos procuradores”, explicou Minholi.

Atualmente, a UnB e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) são as instituições que lideram, e utilizam, a metodologia para análise de obras civis em vigor no Brasil: o Método Medina. “O DNIT, inclusive, também vai participar da execução do projeto junto a UnB, tendo em vista o trabalho já realizado entre ambos na esfera nacional”, ressaltou Minholi.

INPE – O Laboratório de Engenharia do MPC/RR deverá contar com todo o banco de dados disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por meio de satélites nacionais e internacionais que o Brasil tem em cooperação com outros países. Além da alta qualidade das imagens via satélite, outra vantagem prevista ao órgão é a redução de custos em relação às diligências.

Seminário vai abordar Aplicação do Método Medina na Fiscalização de Obras Públicas do Estado

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), realiza na próxima quinta-feira (18), às 10h, no auditório do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (Pronat) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o 1º Seminário de Aplicação do Método Medina na Fiscalização de Obras Públicas.

O evento começa com a apresentação do Projeto do Laboratório de Engenharia do MPC/RR, feita pelo presidente da Comissão do Laboratório, Sidney Minholi, e o engenheiro Celino Juvêncio.

Às 11h, o professor Rafael Cerqueira (UnB) apresenta a palestra Aspectos Regionais e Relação entre Ensaios de Campo e Laboratoriais para Previsão de Vida Útil de Pavimentos pelo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa).

O evento será voltado à estudantes de Engenharia, professores e profissionais da área.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE