Compartilhe esta notícia:

FIER reúne candidatos ao Governo de Roraima em encontro com o setor industrial

A Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) promoveu no último dia 15 o Encontro da Indústria com os Candidatos ao Governo do Estado de Roraima. Realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o evento reuniu representantes do setor industrial e os candidatos Soldado Sampaio (Republicanos), Farah Mesquita (Solidariedade) e Arthur Henrique (PL).
O encontro da indústria roraimense com os candidatos ao governo do Estado de Roraima seguiu as regras e o formato estabelecidos pela CNI e FIER, sendo um espaço para o diálogo e apresentação das demandas industriais, não se constituindo em debate.
Após as apresentações, foram sorteadas quatro perguntas entre as questões previamente encaminhadas aos candidatos, com até três minutos para resposta de cada uma. Os temas abordados incluíram infraestrutura industrial, logística e integração internacional; energia competitiva e segurança energética; conectividade e transformação digital; ambiente de negócios e segurança jurídica; desenvolvimento industrial sustentável, inovação e competitividade; além de mercado, compras governamentais e desenvolvimento regional.
Durante o evento, os candidatos apresentaram propostas relacionadas aos seus respectivos planos de governo estadual, sem críticas, questionamentos ou ofensas dirigidas a outros postulantes, conforme as regras estabelecidas pela FIER.
Primeiro a participar, o candidato Soldado Sampaio (Republicanos) elogiou a iniciativa da FIER e destacou a importância do diálogo entre o setor industrial e os postulantes ao governo.
“Fico feliz com a disposição da FIER em promover este encontro. A democracia é muito importante para o nosso país e para o nosso Estado, e uma federação com essa magnitude e importância não pode ficar ausente desse processo. Nada melhor do que convidar os candidatos para que, de maneira clara e franca, participem de um debate, de uma sabatina, de uma construção do que cada candidato tem, de fato, a apresentar. Por isso, quero parabenizar por essa bela iniciativa”, disse.
Em seguida, Farah Mesquita (Solidariedade) foi o segundo candidato a participar e afirmou que fortalecer a indústria será uma das prioridades de um eventual governo e classificou o setor como estratégico para a economia estadual.
“Entendo que este é um momento especial para mim como candidato, pois permite tornar público, diante do setor industrial, que fortalecer a indústria será uma das minhas prioridades como governador eleito pelo povo de Roraima. É um setor que mais emprega e é estratégico para a economia do Estado. Este encontro promove essa aproximação, e considero vital o debate entre quem governará o Estado por quatro anos e o setor industrial, pois o futuro de Roraima passa pela indústria”, avaliou.
O último a participar foi Arthur Henrique (PL), que apresentou propostas para os próximos quatro anos e defendeu a preparação do setor industrial para aproveitar as oportunidades logísticas que se desenham para Roraima.
“Este momento é importante para apresentarmos aos industriais o que nosso governo pretende fazer nos próximos quatro anos, incentivando o crescimento da indústria de Roraima. Hoje, o estado deixa de ser apenas um grande potencial e se torna, de fato, promissor. Passaremos de um estado distante dos grandes centros consumidores do Brasil para um estado próximo dos maiores mercados do mundo, quando a estrada para a Guiana estiver concluída. Nesses quatro anos, prazo para a conclusão desse asfaltamento, precisamos preparar o setor industrial para aproveitar essa oportunidade quando ela se tornar realidade”, destacou.
O encontro contou com a presença de empresários de diversos segmentos. Um deles foi Clerlânio de Holanda, representante da construção civil de Roraima, que reforçou a necessidade de aproximação entre a indústria e os candidatos.
“A indústria precisa dialogar com o poder público. Estamos conversando com quem vai governar nosso estado nos próximos quatro anos, por isso queremos saber quais são as propostas dos candidatos e também mostrar os pilares da indústria que vamos fortalecer em nosso segmento, seja na construção civil, na indústria, na confecção, na gráfica, na qualificação, enfim. Queremos ouvir os candidatos e apresentar nossas propostas, porque Roraima passa por um momento ímpar. Agora tem energia e, muito brevemente, terá um porto de águas profundas, um canal de escoamento por aqui”, enfatizou.
Para a presidente da FIER e empresária industrial, Izabel Itikawa, o encontro com os candidatos já é uma marca da federação e faz parte do calendário de ações da entidade. Segundo ela, o momento permite que a indústria ouça as propostas planejadas pelos candidatos dentro da Carta da Indústria, enviada aos postulantes, e reafirme seu papel como pilar importante para o desenvolvimento da economia. Destacou ainda que o voto representa a voz do setor e que essa manifestação busca consolidar propostas que garantam a segurança e a amplitude da indústria.
O encontro teve como objetivo levar ao conhecimento do setor industrial as propostas dos candidatos em áreas consideradas estratégicas para o fortalecimento da atividade produtiva, além de fornecer informações que possam contribuir para a elaboração de políticas públicas voltadas às empresas dos segmentos de beneficiamento, transformação e construção. Além disso, promover um espaço de diálogo institucional, permitindo que representantes do setor industrial conheçam as diferentes propostas para o futuro de Roraima e que os candidatos tenham contato com demandas e temas relevantes para o desenvolvimento do setor produtivo.
A candidata Rosi Aires (PSOL) não compareceu ao encontro, mas enviou uma nota justificando a ausência.

Compartilhe esta notícia:

Compartilhe esta notícia:

No data was found
Categorias:

Assine nossa newsletter para receber sempre as notícias mais recentes do estado de roraima.