Justiça Suspende Diplomação de Prefeito Eleito em Alto Alegre por 90 Dias

A Justiça Eleitoral de Alto Alegre, Roraima, suspendeu a diplomação do prefeito eleito Wagner de Oliveira Nunes e seu vice, Max Queiroz Silva, por um período de 90 dias.

O anúncio foi feito pelo deputado federal Duda Ramos que gravou um vídeo sobre o assunto e divulgado em primeira mão pelo Blog do Perônico.

A medida liminar foi concedida em resposta a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pelo diretório municipal do MDB, que alega graves irregularidades durante o processo eleitoral.

As acusações incluem abuso de poder econômico e político, corrupção e fraude, com os investigados supostamente se beneficiando de várias práticas ilícitas.

Entre as irregularidades relatadas estão a utilização de servidores públicos em campanha eleitoral, tentativas de inaugurar obras públicas em período vedado, distribuição ilegal de bens e tentativas de compra de votos, inclusive em comunidades indígenas.

A juíza Sissi Marlene Dietrich Schwantes, ao deferir a liminar, enfatizou a gravidade e a extensão das condutas ilícitas, que teriam ameaçado a integridade e a legitimidade das eleições.

A medida cautelar busca garantir a investigação das alegações sem a influência dos investigados no poder municipal.

Além disso, a decisão contempla a realização de eleições indiretas, nos termos do artigo 224, § 4º, I, do Código Eleitoral, caso a situação não seja resolvida dentro do prazo estabelecido.

Compartilhe esta notícia: