SEM VACINAÇÃO: Portaria do MAPA reconhece RR livre de febre aftosa

Crédito:

Compartilhe:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou a Portaria Nº 665, de 21 de março de 2024, reconhecendo Roraima como nacionalmente livre de febre aftosa sem vacinação.

A mudança é resultado das medidas de garantia da sanidade animal executadas pelo Governo do Estado. A determinação do Mapa entra em vigor a partir do dia 2 de maio.

A última campanha realizada pela Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) teve início em 1º de março e terminará no próximo dia 31. Nessa edição o objetivo é imunizar 1.229.778 animais de toda faixa etária.

Com a mudança, as campanhas de imunização serão substituídas por ações de vigilância, sorologias, barreiras móveis, fiscalização, atualização cadastral e educação sanitária em eventos agropecuários.

O governador Antonio Denarium afirmou que a conquista é um orgulho para o Estado, depois de todo o trabalho feito na ponta com os produtores para, finalmente, erradicar a doença.

“Roraima está oficialmente livre de febre aftosa. A portaria do Ministério ratifica e reforça o nosso trabalho na sanidade animal. Conquistar a outorga de Estado livre da febre aftosa sem vacinação abre muitas possibilidades econômicas para a pecuária, com novos mercados para a exportação e comercialização dos nossos produtos cárneos, que são de excelente qualidade”, declarou o governador sobre a conquista do novo status da sanidade animal em Roraima.

Outros Estados também foram contemplados com a Portaria. São eles: Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

A Portaria Nº 665, que entra em vigor a partir do dia 2 de maio, disciplina o armazenamento, a comercialização e uso da vacina contra febre aftosa, além do trânsito de animais vacinados contra a doença.

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, destacou que, com o fim das campanhas, as ações de vigilância serão feitas em conjunto com todos os envolvidos na cadeia produtiva da carne, a fim de assegurar a área livre de febre aftosa sem vacinação.

“A Portaria confirma o êxito das nossas campanhas. Foram 47 edições e a 31º executada pela Aderr após os desmembramentos das ações de sanidade animal. É um momento importante, porque nos traz a certeza que Roraima está no rumo certo.”Roraima conquista status nacional livre da febre aftosa sem vacinação

O presidente do Sistema FAERR/SENAR, Sílvio de Carvalho, destaca os benefícios que a portaria trará para toda a cadeia produtiva do estado. “Com a conquista do status de estado livre da febre aftosa sem vacinação, Roraima abre portas para oportunidades nos mercados internacionais, trazendo benefícios aos produtores de todos os portes, sejam pequenos, médios ou grandes”, explica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE