BEM-ESTAR: Unidade de Câncer faz alerta sobre dificuldade de engolir 

Crédito:

Compartilhe:

A Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), por meio do Grupo de Acolhimento ao Paciente com Câncer de Cabeça e Pescoço, promoveu na manhã desta quarta-feira, 20, uma ação alusiva ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia.

Instituído pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, a data tem como finalidade alertar a população por meio de campanhas sobre a importância das medidas de prevenção dos sintomas que ocasionam a dificuldade de deglutição.

A fonoaudióloga da unidade, Fernanda Ross, explicou que a disfagia é a dificuldade da pessoa de levar o alimento da boca até o estômago, e essa condição afeta não só quem fez algum tipo de cirurgia na região de boca, cabeça e pescoço.

“A campanha vem para promover a questão de prevenção, porque quando você tem um idoso, por exemplo, que tem falta de dentes, ou que teve alguma história de derrame ou AVC, ele pode estar demorando para fazer a refeição, tendo tosses ou engasgos, e isso pode leva-lo a um quadro de adoecimento mais grave, como pneumonia, desnutrição, desidratação, podendo gerar uma internação e até levar ao óbito”, disse.

Programação

Além de roda de conversa, a programação contou com a realização de atividade com educadora física, música e um delicioso café da manhã.

“Atualmente nós temos 15 pacientes que estão sempre envolvidos e o grupo atende as pessoas que estão e em recuperação de cirurgia de cabeça e pescoço e em cuidados oncológicos”, completou.

Claudemir Santos, de 47 anos, foi um dos pacientes que participou da atividade. Um ano atrás, o aposentado dependia de sonda para se alimentar e hoje, após passar por reabilitação, ele se sente mais confortável para fazer qualquer tipo de refeição.

“No começo não foi fácil. Foi um processo em que precisei me adaptar até chegar onde estou. Precisei viajar para fora, perdi peso por não conseguir me alimentar, mas ao receber as orientações na Unacon comecei a me restabelecer, a me fortalecer”, afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE