Boa Vista recebe 3º Encontro Regional do ICLEI na Amazônia

O evento coloca a capital no centro dos debates sobre mudanças climáticas ao receber autoridades municipais da região Norte.
Crédito:

Compartilhe:

Teve início nesta terça-feira, 19, o 3º Encontro Regional ICLEI Amazônia em Boa Vista. A solenidade de abertura ocorreu no Teatro Municipal. O evento segue até a próxima quinta-feira, 21, e coloca a capital roraimense no centro dos debates sobre as mudanças climáticas ao receber autoridades municipais da região Norte.

O encontro para membros associados e convidados é uma parceria da Prefeitura de Boa Vista com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexandre dos Santos, ressaltou a importância do encontro em Boa Vista, neste momento em que a cidade sofre com queimadas, forte seca e estiagem.

“Estamos vivenciando um grande período difícil, com ventos fortes, baixo nível do Rio Branco, além das queimadas assolando nosso município. A prefeitura, preocupada com isso, resolveu trazer um evento para falarmos sobre as ações ambientais que terão um efeito significativo na resolução desses problemas”, explicou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa e coordenador nacional do Fórum CB27, Welison Silveira, neste contexto é relevante conhecer de perto a realidade de quem vive na Amazônia. Esse evento desperta a sociedade, empresários, gestores públicos de forma geral, além de promover integração dos órgãos federais, estaduais e municipais para a formulação de políticas públicas ambientais.  

“É importante trazer essa discussão da formulação de políticas públicas sustentáveis e a educação ambiental como proposta de solução para Boa Vista. Nós temos aqui órgãos de meio ambiente de todo o Brasil. A Amazônia é porta de entrada para investimentos internacionais. Os olhares dos outros estados e do mundo também estão voltados a isso. A integração dos órgãos é necessária”, enfatizou.

Boas práticas e trocas de experiências

A capital é associada ao ICLEI desde 2022, uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável e ativos em mais de 130 países. O ICLEI atua com trabalho de influência das políticas de sustentabilidade e fomento à ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

Ao longo do evento, vai apresentar boas práticas na redução de emissões dos gases do efeito estufa, bem como a prevenção a desastres da natureza. No que diz respeito às ações da Prefeitura de Boa Vista, a cidade tem o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, implementado com a Lei Municipal 2004/2019.

Tem ainda o Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos. Uma iniciativa que garante a destinação adequada de resíduos orgânicos, bem como a Oficina de Educação Ambiental e Compostagem do Crescer, onde os jovens transformam resíduos orgânicos do lixo em adubo. Há também o Projeto Social Dedo Verde, com foco na proteção social com ações educativas e ambientais, de saúde e atividades recreativas.

E não para por aí. Nas soluções sustentáveis, Boa Vista tem mais de 90% da iluminação pública da cidade composta por luminárias de LED, mais modernas, econômicas e menos poluentes, bem como um sistema de Irrigação Fotovoltaica em comunidade indígena, que proporcionam energia limpa e renovável por meio de placas solares na produção agrícola. A prefeitura possui ainda usinas de energia solar que abastecem os prédios públicos, terminais e abrigos de ônibus e o Bosque dos Papagaios, uma área verde de 12 hectares dentro da área urbana de Boa Vista.

Programação disponível no link: https://encurtador.com.br/arBEZ 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE