PF investiga a quem pertence avião Interceptado em Terras Yanomami

Crédito:

Compartilhe:

A Polícia Federal investiga quem é o piloto do avião modelo Cessna 182, que voava sem autorização sobre terras indígenas Yanomami em Roraima.

A PF está investigando o caso, com foco em desvendar possíveis conexões do piloto com atividades ilegais, como garimpo e tráfico de drogas.

A aeronave foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e a PF já descobriu que o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) indica que a matrícula desta aeronave estava cancelada desde maio de 2022.

O cancelamento ocorre por perecimento – um estado onde a aeronave é considerada irrecuperável ou quando ela está desaparecida por mais de 180 dias.

O avião foi derrubado pela FAB após alertas ignorados pelo piloto, que foi forçado a pousar através de disparos de advertência. O piloto conseguiu aterrissar em uma pista de terra, mas fugiu em seguida.

O incidente destaca a preocupação contínua com o tráfego aéreo clandestino e as práticas ilegais na região, uma área de defesa aérea criada especificamente para combater essas atividades.

A situação permanece sob investigação, e o site Política Macuxi acompanhará os desdobramentos desta operação de segurança em Roraima.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE