Advogada se inscreve para ser conselheira do TCE e afirma não ter outros inscritos

Crédito:

Compartilhe:

Mais uma candidata entrou na disputa pelo cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima.

A advogada Maria Glória de Souza Lima tem a indicação de 11 deputados no protocolo de inscrição no processo que selecionará o novo membro do órgão responsável pela fiscalização dos gastos públicos.

Ela afirma que foi a única a se inscrever até o momento, apesar da Assembleia ter afirmado no início da semana que dois candidatos já estavam disputando oficialmente as vagas.

As inscrições se encerram hoje e a Assembleia Legislativa tem evitado divulgar quem são os inscritos até o prazo se encerrar.

Perfil

Pouco conhecida no mundo político, Maria Gloria tem uma trajetória profissional diversificada. Exerce a Advocacia Privada, e informa em seu currículo que já exerceu vários cargos públicos como Procuradora do Estado, Procuradora do Município de Boa Vista, Defensoria Pública, Procuradora do Instituto de Previdência, dentre outros.

Formada em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP, Letras e Música pela UFRR, é especialista em Direito Previdenciário, área em que atua há mais de 20 anos.

Candidatos

A disputa pelo cargo ganhou destaque na política local após a aposentadoria do Conselheiro Henrique Machado.
Pela Constituição, a escolha do novo conselheiro passa pelo crivo da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

O processo tem movimentado os bastidores da política local e, até agora, além de Glória, as informações extraoficiais indicam que os deputados Catarina Guerra, Cel. Chagas, Jorge Everton, Marcelo Cabral e além do reitor da UERR Regys Freitas e a primeira-dama Simone Denarium também concorrerão ao cargo.

Rompimento

Com a revolta do deputado Jorge Everton em não conseguir o apoio governamental mesmo sendo aliado, visto que o governador lançou a primeira dama Simone Denarium como possível candidata ao cargo, cerca de 500 indicados ou aliados do parlamentar já ficaram desempregados de cargos públicos com o rompimento.

Jorge Everton e Simone Denarium afirmam ter o número de votos parlamentares necessários para ocupar o cargo, que é um dos mais disputados dessa eleição.

Divisor de Águas

A população de Roraima espera que a escolha do novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado seja feita com base na lisura, impessoalidade, moralidade e legalidade, como previsto na Constituição.

A data de hoje, 28 de abril de 2023, até as 18h, é considerada a divisora de águas para os corredores palacianos, que aguardam para ver quem sairá na frente na disputa pelo cargo que já tem algumas perdas pelo caminho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE