PRIMEIRO ESCALÃO: Confira as mudanças que podem ocorrer no governo de RR

Crédito:

Compartilhe:

Os bastidores da política local apontam que o governador Antonio Denarium (Progressistas) tem planejado mudanças significativas em diversas secretarias do governo.

Em primeiro lugar, as modificações abrangem os cabeças de pelo menos dez secretarias, incluindo locais chave como Educação, Saúde, Cultura, Casa Civil, IER Setrabes, Seplan, Desenvolve, Segurança e CGE.

Além disso, a expectativa em torno de quem deve ser mantido e quem sairá do jogo e seu substituto é grande. No entanto, ao menos por enquanto, o governador Denarium tem protelado a chamada “mini reforma”.

“A pressão está grande em cima do governador, principalmente dos padrinhos políticos. Todos querem tirar seu quinhão ou não querem que seus apadrinhados deixem as pastas. Agora é esperar para ver como as peças do jogo se movem”

Educação

De acordo com uma fonte palaciana, a saída do professor Nonato Mesquita do comando da Secretaria Estadual de Educação (SEED) está decidido.

Mesquita deve voltar para a Assembleia Legislativa de Roraima, mas não se sabe ainda em qual cargo.

Por enquanto, ao que parece, o chefe da Casa Civil Flamarion Portela é quem deve assumir o cargo.

Já teria inclusive reunido com técnicos do setor, em busca de entender os planos de reformas de escolas e dos investimentos na melhoria do ensino.

Casa Civil

Com a saída de Flamarion Portela da Casa Civil, o adjunto João Alfredo deve ficar no cargo. No entanto, ainda se cogita o nome do deputado estadual Coronel Chagas (PRTB) que já manifestou o desejo de ocupar o posto.

IEL

No Instituto de Educação de Roraima a cotada também é Leyla Perussolo, no lugar da atual reitora Elisia Martins.

Saúde

Depois que foi ventilada a saída da titular da secretaria de Saúde, Cecília Lorezon, que entrou em rota de conflito com integrantes do alto escalão do governo e até com o próprio governador, começou uma articulação em andamento para convencer a atual secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, a assumir a pasta.

Para tanto, ela iria para a Sesau com a missão de apaziguar os ânimos entre a classe política e as categorias profissionais e conta com o apoio da primeira dama Simone Denarium.

Setrabes

No lugar de Tânia Soares na Setrabes estaria cotada para assumir a deputada Joilma Teodora (Pode), que tem o ex-chefe da Casa Civil Disney Mesquita como padrinho.

A deputada Estadual Joilma Teodora (Podemos), informou por meio de nota que não recebeu nenhum convite do Governo e não tem interesse em deixar a Assembleia Legislativa de Roraima, para assumir a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Com a saída da Assembleia Legislativa, assumiria seu cargo o médico Alexandre Salomão (Podemos), seu suplente.

Cultura

Em relação ao cargo de secretário de Cultura, um dos mais disputados no primeiro escalão, após a saída do advogado Sherisson, outros seis nomes estariam trabalhando para receber a benção do governador Antonio Denárium (PP).

De um lado, um dos atuais diretores da Secretaria Estadual de Cultura (SEC), Enos Faustino, seria o nome indicado pelo casal Shéridan e Duda Ramos para assumir o comando na pasta, no lugar de Shérisson. De outro, o ex-deputado federal Renato Queiroz, estaria articulando apoio de alguns artistas para ser indicado ao cargo.

Nos grupos locais de cultura correm enquetes onde aparecem os nomes do secretário adjunto Jaffe, do promotor cultural Enos Faustino, do professor Shigeaki Alves, de Evandro Wapixana, Bruno Dantas e Renato Queiroz

Desenvolve

Outra mudança deve ocorrer na Desenvolve Roraima após um pedido feito pela Associação dos Empregados da Agência de Fomento do Estado de Roraima (ASEAF/RR).

O Governador também estaria em busca de um substituto para o cargo, que precisa da aprovação do Banco Central.

Seplan

Outra mudança prevista no primeiro escalão do Governo é a saída do secretário estadual de Planejamento, Diego Prandino, que já foi o adjunto da pasta, mas acabou sendo promovido e está no posto há algum tempo. Ele vai trabalhar no TCU com o roraimense Jhonatan de Jesus.

Não sabe ainda quem são os cotados para assumir a pasta, que embora trate de assuntos considerados mais burocráticos é de suma importância para o projeto de interesse do governo.

Segurança

Na área de Segurança, as conversas giram em torno de uma possível mudança no comando da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Segundo fontes palacianas, o governador Antônio Denárium (PP) não estaria satisfeito com a condução de algumas questões da pasta, sob a gestão do coronel Edison Prola, indicado da ex-deputada federal Sheridan Oliveira.

Prola deve retornar para a aposentadoria e ainda não se sabe ainda quem seria o indicado para o posto ou se a vaga continuaria pertencendo ao grupo politico ligado ao deputado federal Duda Ramos.

CGE

Por fim, na Controladoria Geral do Estado (CGE), a saída do controlador Érico Veríssimo vem sendo anunciada desde dezembro passado e já teria sido comunicada a ele, mas como acontece em relação aos outros cargos que se cogita mudanças, ele ainda permanece no posto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE