Deputado Federal fala sobre situação de yanomamis e trabalhadores de garimpo

Crédito:

Compartilhe:

O espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, vai permanecer aberto para permitir a saída coordenada e espontânea de trabalhadores de grimpo da terra indígena yanomami. A informação foi dada pelo deputado federal Duda Ramos que integra a comissão mista do Senado que está trabalhando para mediar o conflito entre indígenas e garimpeiros.

A medida que duraria uma semana teria sido aumentada pelo governo federal após pedido da comissão especial do Congresso que veio até Roraima avaliar a situação.
A comissão do Congresso é formada pelos senadores Mecias de jesus (Republicanos), Hiran Gonçalves (Progressistas), Chico Rodrigues (União Brasil) e dos deputados Haroldo Cathedral (PSD) e Albuquerque (Republicanos).
O governador Antonio Denarium e os ministros José Múcio (Defesa), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Juscelino Filho (Comunicação) também integraram a comitiva.
O bloqueio do espaço aéreo sobre a terra indígena começou a vigorar no início da semana passada, após a edição de um decreto presidencial.
“Isso precisa ser olhado de uma maneira especial. Nós respeitamos tudo que está sendo feito por nossos irmãos yanomamis pelo governo federal. Tem todo nosso apoio enquanto representantes de Roraima, mas não podemos esquecer que estamos falando de pais e mães de família e até crianças que estão sem condições nenhuma de sair da região do garimpo” concluiu Duda Ramos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE