DEMANDA ANTIGA

 Audiência pública debate PL que veda eliminação de classificados em concursos

Crédito:

Cyneida Correia

em 8 de junho de 2022

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima realiza audiência pública nesta sexta-feira (10), a partir das 9h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, para discutir com a sociedade o Projeto de Lei (PL) nº 115/2022, que cria o cadastro de reserva e veda a eliminação de candidatos classificados fora das vagas disponíveis nos certames públicos. O debate, solicitado pelo deputado Evangelista Siqueira (PT), atende a uma demanda antiga dos concurseiros do Estado.

“Vamos ouvir concurseiros, deputados, pessoas que entendem do tema, já que o projeto institui de fato o cadastro de reserva nos concursos públicos em Roraima e quebra cláusula de barreira, ou seja, os candidatos que atingiram a nota suficiente em edital para o concurso, eles não serão mais eliminados”, justificou o parlamentar.

Proposto por Siqueira e pelo deputado Renan (SD), o PL – em tramitação na Casa, neste momento, na Comissão de Administração, Serviços Públicos e Previdência –, oportuniza o ingresso na carreira pública aos que pontuaram acima da nota de corte durante a validade do certame.

De acordo com Siqueira, o dispositivo não fere a isonomia ou a razoabilidade, já que respeita a ordem classificatória e não cria direito subjetivo à nomeação dos candidatos fora do número de vagas.

“Os classificados se somarão ao cadastro de reserva e, de acordo com as necessidades do governo do Estado, eles seriam chamados”, argumentou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE