São João da Baliza vai ganhar projeto social focado na juventude

Crédito:

Compartilhe:

O alto índice de vulnerabilidade social dos jovens no município de São João da Baliza, localizado na região sul de Roraima, e as políticas públicas eficazes que podem estimular a autonomia desses, foi o assunto principal destacado pelo deputado federal Haroldo Cathedral (PSD) em reunião com ministro da Cidadania, João Romã, na sede da pasta, em Brasília.

 

O objetivo do parlamentar foi apresentar e defender a implementação do Projeto Jovens Conectados no município, uma iniciativa que promete incentivar pessoas na faixa etária entre 13 e 35 anos a se tornar protagonistas das políticas sociais, além de promover meios e ideias para a geração de renda, trabalho, convívio familiar e social, cultura e lazer. “Sai da reunião muito satisfeito, pois o ministro aprovou nossa proposta e confirmou que o recurso para a estrutura será empenhado em breve, ou seja, a verba está garantida para esse importante projeto”, contou o deputado.

 

A ideia do Jovens Conectados é oferecer um espaço público de referência em São João da Baliza, com livre acesso ao público alvo e tecnologia de ponta e metodologia específica para ações voltadas para juventude. A estrutura escolhida para receber a iniciativa deve contar com salas para cursos administrativos e oficinas, sala de leitura e para aulas de canto, teatro e violão, além de auditório.

 

Para o parlamentar, a iniciativa trará oportunidades fundamentais para que a juventude da região possa mudar sua realidade. “Penso que uma das maneiras de diminuir as vulnerabilidades sociais as quais os jovens estão submetidos é criar meios para que eles possam ter acesso à cultura, esporte e educação. Infelizmente, a juventude de São João da Baliza tem pouco acesso a atividades recreativas que possam afastar do universo do álcool e das drogas, por exemplo”, explica Haroldo ao destacar que o projeto tem potencial para beneficiar até cinco mil jovens e que a ação foi apresentada pelo vereador Cezar Balizão (PSD).

 

De acordo com o projeto apresentado, o município de São João da Baliza conta com uma população de cerca 8.492 habitantes e, desse total, cerca de 3.572 jovens se encontram em situação de extrema pobreza, o que significa que a renda per capita da família é de R$ 89, e outra grande parte está enquadrada como de baixa renda, que chega até 1/3 do salário mínimo per capita.

 

Comitiva de Roraima na Cidadania

Além do deputado Haroldo Cathedral, o ministro também recebeu o governador Antonio Denarium (PP) e comitiva de autoridades de Roraima. Na pauta com o gestor estadual, foi destacado a implementação de políticas públicas para atendimento aos migrantes venezuelanos por meio de parceria com o Governo Federal, principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, atendidos por abrigos estaduais.

 

Foto divulgação 1: Ministro já adiantou empenho de recurso para ação social.

Foto divulgação 2: O vereador Cezar Balizão (SD) foi o responsável por apresentar o projeto ao deputado Haroldo

Assessoria de Comunicação:

Brasília – Maria Rita Guedes (61) 99962-5489

Contato Gabinete

Brasília – (61) 3215-5280

Roraima – (61) 99415-9656 (WhatsApp)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE