Agência Lupa afirma que Arthur Henrique distorce dados sobre educação e saúde

Crédito:

Compartilhe:

A Lupa, primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking, publicou em um blog da Folha de São Paulo uma checagem referente às falas de Arthur Henrique (MDB), e constatou que o candidato à Prefeitura de Boa Vista distorceu dados sobre saúde e educação.

A agência destacou que o candidato ocupa a segunda opção na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 29 de outubro, e que tem dado entrevistas sobre suas propostas à imprensa local. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Confira o grau de veracidade do que disse Arthur Henrique, segundo a Agência Lupa:

“A gente tem uma rede de atendimento na educação especial de quase 1,5 mil crianças”, Arthur Henrique (MDB), candidato a prefeito de Boa Vista, em entrevista à TV Tropical em 19 de outubro de 2020.

EXAGERADO

A rede municipal de educação de Boa Vista atende, segundo a prefeitura, 952 crianças com necessidades especiais. O dado é de fevereiro de 2020 e representa 63,5% do número citado pelo candidato.

O atendimento inclusivo acontece em salas de recursos multifuncionais e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial. A rede de educação também disponibiliza cuidadores para acompanhamento dos alunos.

“Nós colocamos 27 postos de saúde para funcionar [nos últimos oito anos]”, Arthur Henrique (MDB), candidato a prefeito de Boa Vista, em entrevista à TV Tropical em 19 de outubro de 2020.

EXAGERADO

A Prefeitura entregou 19 postos de saúde desde 2013. Nesse total estão sete unidades básicas de saúde (UBS) construídas e 12 UBSs reformadas no período, segundo o Observatório de Boa Vista.

Outro lado- A reportagem informou, ainda, que procurou a assessoria do candidato, mas não obteve resposta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE