ELEIÇÕES 2020: Cresce número de candidatos militares em RR

Crédito:

Compartilhe:

A eleição de 2020 em Roraima já é a disputa municipal com o maior número de candidatos policiais e militares. Ao todo, são 27 postulantes aos cargos de vice-prefeito e vereador no estado, superior ao total registrado em 2016.

O aumento das candidaturas também é de 22,7% em relação à eleição de quatro anos atrás. Os números, no entanto, podem ser ainda maiores, porque há casos de policiais ou militares que se autodeclaram apenas servidores públicos.

Em levantamento feito na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Política Macuxi considerou apenas os candidatos que declararam como ocupação serem policiais militares, civis, bombeiros militares, integrantes das Forças Armadas e militares reformados.

Entre as categorias, a que apresenta a maior variação proporcional é a de integrantes das Forças Armadas, com aumento de 400% no comparativo com 2016. Mas em números absolutos essa categoria soma apenas 5 militares. Policiais militares, por outro lado, mantêm o maior número de candidatos de toda a série, chegando 10 postulantes a um cargo político.

No estado, a maior parte dos militares candidatos disputa uma vaga para as Câmaras municipais (26). Apenas um dos candidatos, um major da Polícia Militar, concorre como vice-prefeito em Boa Vista.

A distribuição dos candidatos militares por partido em Roraima mostra que o PSL, partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018, apresenta o maior número de registros. São 5 candidatos. Logo depois aparecem Patriotas (4), PSD (3) e PRTB (3).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE