Vereador quer que Prefeitura oriente população sobre descarte de máscaras e luvas

Crédito:

Compartilhe:

O vereador Manoel Neves (Republicanos), pediu à prefeitura de Boa Vista que faça um trabalho de conscientização sobre o descarte correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), utilizados pela população.

A preocupação do parlamentar é que se o descarte de máscaras e luvas ocorre da forma incorreta os riscos são ainda maiores de transmissão.

Ele explica, por exemplo, que jogar máscaras e luvas no lixo pode colocar em risco pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores de ruas e pedintes que acabam tendo contato com os lixos domésticos.

“Além de colocar em risco também os profissionais coletores de lixo”, completa.

A proposta do vereador é que a Secretaria Municipal de Saúde adote as medidas necessárias para levar informações à população sobre como se livrar das máscaras descartáveis e luvas, bem como papel toalha que é usado para limpar locais e materiais que possam ter sido contaminados.

As orientações das autoridades sanitárias, por exemplo, são no sentido de que o descarte desses materiais seja feito dentro de sacos de plásticos e vedados.

Além disso, é importante que eles estejam preferencialmente no lixo do banheiro.

“O descarte incorreto desses itens de proteção pode gerar ainda mais casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Então, entendemos que uma campanha de conscientização ajudará a orientar a população a não colocar em risco outras pessoas como os coletores do nosso lixo doméstico”, destaca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE