A prefeita Teresa Surita anunciou na tarde desta terça-feira, 7, em entrevista à rádio 93 fm, a reabertura do comércio em Boa Vista a partir do dia 20 de julho.
A decisão foi tomada após cerca de 18 a 20% da população já ter sido contaminada com Covid, segundo a gestora do poder público municipal, que disse que o número de casos caiu 4%.
A capital Boa Vista tem 14.785 casos confirmados e 392 mortes confirmadas e em investigação.
“Com esse quantitativo de casos, a doença perdeu a força e isso é fator importante para reabertura da atividade econômica. No entanto é preciso destacar que não tem cura e a doença não acabou”.
Teresa destacou que tem várias obras para inaugurar até o final do ano e disse acreditar que o município ainda poderá ter a corrida 9 de julho e o arraial, que devem ser realizados no segundo semestre, em datas ainda a serem divulgadas.
“Nós temos um calendário de inauguração até o final do ano, com praças, recapeamento, pontes, ubs, hospital, usina solar e outras obras”
Fases da retomada
A retomada da atividade econômica, está dividida em três etapas consecutivas.
Veja o que abrange cada uma delas:
1ª ETAPA – 20 de julho
– Comércio varejista; atividades de serviços em geral; clínicas e consultórios médicos/odontológicos; Shoppings, centros comerciais e galerias; Bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação por meio de entrega em domicílio, pronta entrega em veículos (delivery) e retirada do produto no local (drive-trhu);
2ª ETAPA – 5 de agosto
– Personal trainers, academias e outros; espaços públicos; bares, restaurantes e estabelecimentos com atendimento presencial restrito, excluindo serviços de self-service (suspensos até o fim da pandemia);
3ª ETAPA – 20 de agosto
– Espaços de eventos e festas; cinemas, teatros e auditórios