,A Assembleia Legislativa de Roraima (AleRR) deve abrir na próxima semana, o processo de escolha para o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR).
Segundo apuração feita pelo site Política Macuxi, a temperatura da reta inicial da disputa está bem alta.
Nos últimos dias, as movimentações para escolha do novo conselheiro agitaram os bastidores, revelando inclusive um racha no partido Republicanos.
Hoje o senador Mecias de Jesus, presidente do Diretório Regional do Republicanos, afirmou para a imprensa que o partido fechou questão em torno do nome do deputado estadual Jorge Everton para o cargo de conselheiro.
No entanto, a recomendação do partido não será seguida pelo seu principal membro, o presidente da Assembleia deputado Soldado Sampaio. Em vez disso, ele declarou apoio ao reitor da UERR Regys Freitas, que também é candidato a vaga.
Mecias afirmou, entretanto, que já definiu junto à base do partido que vai trabalhar para que Jorge Everton seja o indicado da Assembleia para o posto.
“Já conversei internamente com os deputados Gabriel Picanço, Tayla Peres e Marcos Jorge, e entendemos que o Jorge Everton tem competência e preparo para o cargo, por isso, decidimos apoiá-lo”, adiantou o senador.
Ao ser procurado pelo Política Macuxi, o deputado Soldado Sampaio, presidente da ALE-RR e também integrante do partido, explicou que não havia sido informado da decisão e reafirmou seu apoio a candidatura de Regys Freitas. “Não seguirei a recomendação”
Bastidores
Quatro candidatos disputam vaga de novo conselheiro do Tribunal de Contas: Coronel Chagas, Jorge Everton, Marcelo Cabral e Regys Freitas.
Jorge Everton é apontado como favorito, mas Regys tem apoio de pelo menos 14 deputados estaduais.
Os deputados costumam indicar o eleito em um processo interno e a indicação é referendada pelo governador.
A Assembleia abrirá prazo de inscrição e indicará comissão proporcional aos blocos para o processo de escolha.



