Compartilhe esta notícia:

Carga de R$ 700 mil em Mounjaro é apreendida pela PF no Aeroporto de Boa Vista

Boa Vista/RR. A Polícia Federal prendeu neste sábado (27/9) , no Aeroporto Internacional de Boa Vista, uma carga avaliada em mais de 700 mil reais do medicamento Mounjaro, indicado para o tratamento de diabetes e comumente usado para a perda de peso. A passageira qtransportava 351 ampolas do medicamento e vinha do Paraguai.

A mulher foi conduzida à Superintendência Regional da Polícia Federal em Roraima para os procedimentos de praxe. Após oitiva, foi arbitrada fiança no valor de R$ 12 mil, paga pela conduzida, que foi liberada em seguida.

A apreensão foi realizada durante fiscalização de rotina, policiais federais identificaram irregularidades em duas bagagens de uma passageira que retornava de Cascavel/PR. Ao ser abordada, ela negou portar itens ilícitos, mas posteriormente admitiu que trazia o medicamento sem qualquer documentação fiscal ou receita médica.

A Tirzepatida é um medicamento utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e, no Brasil, sua comercialização depende de prescrição médica e autorização da Anvisa.

O que é o Mounjaro

Mounjaro, medicamento para diabetes da Eli Lilly, é composto de tirzepatida, uma molécula agonista duplo de GLP-1 e GIP, hormônios gerados no intestino e liberados depois das refeições, aumentando a produção de insulina pelo pâncreas para manter o controle do açúcar no sangue.

O Mounjaro foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil em setembro de 2023 para o tratamento do diabetes tipo 2.

De acordo com Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista pela USP (Universidade de São Paulo), tanto o GIP quanto o GLP-1 estão ligados a uma maior secreção de insulina, mas estudos levam a crer que o GIP responda por cerca de dois terços dessa contribuição. Isso faz com que a tirzepatida seja mais “poderosa” do que a semaglutida, presente no Ozempic.

“O Mounjaro induz à sensação de saciedade, ou seja, o tempo entre comer e ficar satisfeito. É um efeito mais duradouro do que a perda do apetite, que é a principal característica do Ozempic”, explica a endocrinologista.

O medicamento deve ser usado no tratamento do diabetes associado a mudanças de estilo de vida, como a adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Vale lembrar que o Mounjaro não é aprovado para o tratamento da obesidade e, sim, apenas para o diabetes tipo 2.

Efeitos colaterais

De acordo com um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, mostrou que tanto a tirzepatida quanto a semaglutida tem efeitos colaterais semelhantes, mas os efeitos da primeira molécula podem ser mais numerosos e mais graves. De acordo com o trabalho, o Mounjaro pode causar doenças gastrointestinais graves. Em ensaios clínicos, mais pessoas pararam de tomar o medicamento devido a efeitos secundários gastrointestinais.

Ambos os medicamentos podem causar sintomas como dor abdominal, constipação, diarreia, náusea e vômito. A tirzepatida pode causar, ainda, a indigestão.

Por isso, é essencial buscar orientação médica antes de iniciar o tratamento, seja com Ozempic, seja com Monjauro.

Compartilhe esta notícia: