O período chuvoso em Roraima começou e o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual, que faz parte do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militares de Roraima), iniciou os trabalhos de monitoramento e ação em resposta aos primeiros registros de alagamento nos municípios de Roraima.
O Executivo Estadual tem mantido diálogo com as Defesas Civis Municipais e as prefeituras, além de agir diretamente no resgate de famílias isoladas. A Defesa Civil também monitora as vias de acesso de Roraima e mantém comunicação com órgãos federais, estaduais e municipais em caso de rompimento desses acessos.
Um dos primeiros municípios a registrar ocorrências de alagamentos foi Caracaraí. Nesta segunda-feira, 6, uma forte chuva alagou várias ruas da cidade-porto, o que ocasionou prejuízos para a população e dificultou o deslocamento. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares de Roraima, coronel Anderson Carvalho, destacou a resposta do grupamento local à situação pontual.
“A equipe da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros, que está sediada em Caracaraí e é composta por 32 militares, está fazendo esse trabalho e dando a devida resposta, assim como a própria coordenadoria municipal e o apoio que o próprio município dispõe. Agora no momento não há essa necessidade ainda de reforço, mas, se necessário, enviaremos imediatamente militares e bombeiros da Defesa Civil Estadual para auxiliar”, explicou.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
A cada período de inverno, a Defesa Civil Estadual tem atualizado o Plano de Contingência, para atender de forma eficaz às demandas mais urgentes, conforme previsto na Lei N° 12.608/2012, que estabelece a Política e o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O texto define as responsabilidades de cada órgão em relação às aquisições, ações de prevenção, mitigação, resposta e reconstrução em caso de danos à população dos municípios, princípios seguidos pelo órgão inserido na estrutura do CBMRR.
A população em áreas de alagamento pode auxiliar relatando as ocorrências. Ao perceber sinais de alagamento, ligue para o 193, informe a situação e saia imediatamente do local. A Defesa Civil fornecerá assistência conforme necessário.
Roraima deve ter período chuvoso dentro da normalidade climatológica
Após um período extremamente seco entre outubro de 2023 e março deste ano, Roraima entrou em seu tradicional período de chuvas. Segundo as previsões meteorológicas, o período, que deve se estender até o mês de setembro, deverá ficar dentro da normal climatológica.
“Em abril, acumulamos aproximadamente 160 mm de chuva na capital, Boa Vista. Em maio, já choveu aproximadamente 60 mm na capital. A previsão para os próximos meses é de chuvas normais e um pouco acima do esperado, devido à expectativa do evento La Niña para o próximo trimestre, que engloba os meses de junho, julho e agosto”, frisou o meteorologista da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ramon Alves.