A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (17/4) a Operação Houdini.
Na ação foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventivas, os quais foram cumpridos nas cidades de Boa Vista, Salvador/BA e Serrinha/BA.
As investigações apontaram a existência de grupo criminoso que atuaria na prática da atividade de garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami, realizando o envio de mantimentos e armas de fogo pelo modal aéreo, dando vazão à venda de minérios a outros estados por meio de carretas.
Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, lavra e extração de recursos minerais sem autorização, além do comércio ilegal de armas de fogo.
No cumprimento das buscas, a PF encontrou dezenas de aparelhos eletrônicos lacrados sem as respectivas notas fiscais, motivo pelo qual prendeu em flagrante um dos investigados, apontado como o responsável pela comercialização irregular dos objetos.
Além dos mandados, a justiça federal determinou o sequestro de bens e valores de mais de R$ 25 milhões do grupo investigado.