ANIVERSÁRIO

Caer celebra 55 anos com 99,7% da população com água potável

Crédito:

Compartilhe:

A Caer é a empresa que mais se destacou na região Norte do Brasil em volume de investimentos e em saneamento básico, sendo comprometida em melhorar a qualidade de vida dos roraimenses com acesso à água tratada e aos serviços de esgotamento sanitário.

Abastecimento

A companhia atende com abastecimento de água a capital Boa Vista e mais 50 localidades do interior, sendo 14 sedes e 36 vilas, o que beneficia 630 mil habitantes do Estado.

“A Caer está há 55 anos prestando um serviço de qualidade à população e leva água tratada para todos os municípios do Estado seguindo os princípios da universalização do saneamento básico, que é um direito de todo ser humano. É uma empresa pública muito importante e vamos continuar trabalhando para que ela continue ajudando no desenvolvimento de Roraima”, disse o governador.

O presidente da Caer, James Serrador, afirmou que nestes cinco anos de gestão, a empresa estadual realizou grandes investimentos em infraestrutura, o que resultou em uma melhor prestação dos serviços aos roraimenses.

“São melhorias como a reforma de reservatórios, implantação de sistemas de abastecimento, reformas e construção de agências de atendimento, além dos sistemas de abastecimento e ainda no ambiente de trabalho adequado aos colaboradores, que somam 28 obras de grande porte desde o ano de 2019, quando o governador Antonio Denarium assumiu”, disse Serrador.

Saiba o que foi feito

Neste período, a empresa revitalizou as sedes administrativas de São João da Baliza e Alto Alegre e construiu novas sedes administrativas em Rorainópolis, Cantá, Uiramutã e São Luiz do Anauá.

Além disso, a construção dos sistemas de abastecimento dos bairros Pedra Pintada e João de Barro estão em andamento em Boa Vista, juntas, as duas obras receberam um investimento de mais de R$ 20 milhões, e vão beneficiar média de 29 mil moradores das localidades, com reservatórios elevado e apoiado, 65 mil metros de extensão de rede e 7.800 ligações domiciliares.

ABASTECIMENTO em Roraima

Ao todo, o Estado possui de 12 sistemas de captação de água, sendo um na capital e mais 11 sistemas no interior, localizados nos municípios de Mucajaí, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe, Pacaraima, Alto alegre, Normandia, Uiramutã e nas vilas Central e Félix Pinto, no município do Cantá.

Até 2018, havia apenas 204 poços artesianos no Estado, sendo 42 poços na capital e 162 no interior. Nos últimos cinco anos, o Governo de Roraima, por meio da Caer, aumentou o número de poços artesianos para 306 em todo o Estado, sendo 96 na capital e 210 no interior, o que representa um aumento de 102 novos poços. Desses, 72 poços foram perfurados por meio do Programa Estadual Água Para Todos.

Para reforçar o abastecimento em Boa Vista, a Companhia mantém 10 CRDs (Centros de Reservação e Distribuição) e mais dois estão em construção nos bairros Pedra Pintada e João de Barro.

As obras de extensão de rede para ampliar o atendimento à população também foram priorizadas na atual gestão. Atualmente, a capital Boa Vista possui 1,5 milhões de metros (cerca de 1.500 km) de rede de distribuição de água tratada, dos quais 104.696 metros foram construídos entre 2019 e 2023, totalizando 99,7% da população com acesso à água potável.

No interior, nos últimos 5 anos, 43.218 metros de rede de água foram construídos, passando de 597.124 para 640.342, e aumentando a quantidade de moradores com acesso à água potável nas 50 localidades atendidas pela Caer no interior.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Atualmente, a Caer administra a rede de esgotamento sanitário em três municípios, sendo Boa Vista, Mucajaí e Bonfim.

O sistema de esgoto da capital conta com mais de 1 milhão de metros de rede de esgotamento sanitário, 43 EEE (Estações Elevatórias de Esgoto), 45 mil PVs (Poços de Visitas) e uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

Os investimentos realizados pelo Governo do Estado em Boa Vista, elevou a capital ao primeiro lugar entre os 100 municípios brasileiros com mais ligações de esgotamento, conforme classificação na 15ª edição do Ranking do Saneamento de 2023 do Instituto Trata Brasil.

Conforme Instituto, entre os 100 melhores avaliados no universo de mais de 5 mil municípios do país, Boa Vista é o que mais realizou novas ligações à rede de esgoto , sendo o segundo município que apresenta tratamento de mais de 90% do esgoto produzido, ou seja, 92,06% de coleta e 95,02% de tratamento; perdendo apenas para Curitiba (PR), com 99,98% de coleta e 95,62% de tratamento.

Boa Vista também expandiu os níveis de coleta, em mais de dez pontos percentuais, tendo destaque no ranking pelo maior crescimento absoluto, com um incremento de 29,53 pontos percentuais (ou de 47,23%).

Quanto aos investimentos em saneamento básico, Boa Vista compõe a lista dos municípios que mais investiram na universalização, em uma avaliação que inclui abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos, e de perdas de água. Nessa evolução, a capital subiu mais três posições no ranking do saneamento, saindo de 31º em 2022, para 28º em 2023.

AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

O Programa Caer Socioambiental é uma ferramenta que norteia as ações sustentáveis da Companhia junto à sociedade, por meio do NMA (Núcleo de Meio Ambiente), que realiza o ano inteiro atividades educativas e campanhas para sensibilizar, alertar e envolver funcionários, clientes e sociedade para a preservação dos recursos hídricos de Roraima.

Além de ajudar a manter o serviço de esgotamento funcionando de forma permanente e adequada; adotar hábitos para o uso racional da água, estimulando assim, a criação de um ambiente saudável, com desenvolvimento sustentável.

Ao todo, cinco projetos ambientais são desenvolvidos pela empresa: Caminhada Ecológica, Educação Ambiental nas Escolas, Caer nos Rios, Recicla Óleo e o programa Reuse.

Durante todo ano, o NMA realiza ações de educação ambiental, visando nas boas práticas para desenvolvimento e uso sustentável da água, com palestras nas escolas e limpezas das margens dos rios.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE