O economista, doutor em Ciência Política, professor, empresário e radialista Getúlio Cruz foi empossado na Academia Roraimense de Letras. Ele é sócio fundador do Grupo Folha de Comunicação em Roraima.
Ele ocupará a cadeira de número 15, anteriormente ocupada por Mário Roberto Carabajal, 1º presidente fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL). O patrono eleito para a cadeira foi Olavo Bilac.
A solenidade de posse de Getúlio e outros 11 membros, ocorreu no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, em Boa Vista, e contou com a presença de autoridades locais e membros da academia.
Getúlio Cruz é conhecido no estado de Roraima por sua atuação na área econômica e também por seu trabalho na política roraimense e na contribuição para a cultura do Estado. Ele também já foi governador do estado de Roraima entre os anos de 1995 e 1998.
O doutor foi convidado a fazer parte da AROL por Antônio Poeta, que ocupa cadeira de n 8.
Discurso
Em seu discurso de posse, Getúlio Cruz destacou a importância da literatura e da cultura para o desenvolvimento do estado de Roraima, e ressaltou a honra que é fazer parte da academia.
“Para mim é uma grande honra fazer parte desta instituição tão importante para a cultura de Roraima. Espero poder contribuir para o fortalecimento da literatura e da cultura em nosso estado”, afirmou.
Para Getúlio Cruz, autor de livros técnicos da área política, o convite foi uma honra.
“Eu sempre tenho dito nas minhas manifestações que, primeiro, é uma honra. Depois, eu recebi o convite através do acadêmico Antônio Poeta, pois sempre escrevi jornalisticamente e o livro que publiquei é um livro sobre ciência política. Portanto é um livro técnico. Mas a academia é muito ampla, tem expressões da arte, da literatura e, até mesmo, daqueles que militam profissionalmente. É, portanto, para mim, uma distinção e eu espero ajudar Roraima com isso”, disse.
Novos Membros
Ao todo, 12 novos membros, incluindo Getúlio Cruz, receberam a medalha, certificado e vestes, além da cadeira que ocupam a partir de agora.
Conheça os novos membros da ARL
Marcos Jorge – Cadeira nº 1, anteriormente ocupada por Durval de Magalhães e Ottomar Pinto – Patrono: Marechal Rondon;
Consuelo Duarte de Oliveira – Cadeira nº 10, anteriormente ocupada por Laucides Oliveira. Patrono: Aquilino Mota Duarte;
Ana Célia de Oliveira Paz – Cadeira nº 11, anteriormente ocupada por Cícereo Ferrera da Silva. Patrono: Luiz Gonzaga;
Jaber Cabral Costa – cadeira nº 12, anteriormente ocupada por Gilberto Santos Barbosa. Patrono: Pedro Teixeira;
Getúlio Cruz – cadeira nº 15, anteriormente ocupada por Mário Carabajal. Patrono: Tenente Luiz Guimarães;
Júlio Augusto Martins – cadeira nº 16, anteriormente ocupada por Raimundo Leopoldo. Patrono: Antonio Augusto Martins;
Reginaldo Gomes de Oliveira – cadeira nº 20, anteriormente ocupada por Maria Luiza Vieira Campos. Patrono: Lobo D’Almada;
Joaquim Parimé Pereira lima – cadeira nº 21, anteriormente ocupada por Dagmar Ramalho. Patrono: João Evangelista Pinho (Tio Danadãe);
Maurício Elias Zouein – cadeira nº 22, anteriormente ocupada por Natanael Gonçalves Vieira. Patrono: Jaceguay Reis Cunha;
Zanny Adairalba dos Santos – cadeira nº 25, anteriormente ocupada por Adair de Jesus Santos. Patrono: Casimiro de Abreu;
Sebastião “Sabá” Moura – cadeira nº 26, anteriormente ocupada por Jaber Moisés Xaud. Patrono: Adolpho Brasil;
José Miranda de Aquino – cadeira nº 27, anteriormente ocupada por Maria Augusta Oliveira Ferreira. Patrono: Cora Coralina.
Academia de Letras
A Academia Roraimense de Letras foi fundada em 1989 e tem como objetivo promover e incentivar a literatura e a cultura no estado de Roraima. A instituição é composta por 32 membros efetivos e tem como patrono o escritor e jornalista Euclides da Cunha.
A presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil, parabenizou os novos membros e destacou a importância para o estado de Roraima.
“Nós estamos ingressando novos membros, todos com notório saber, capacitados, vendo cada um da sua área da literatura, da arte, como pesquisadores, enfim, é uma aquisição que eu reputo como muito, muito importante para todos nós”, afirmou Cecy.
Com a posse de Getúlio Cruz, a Academia Roraimense de Letras ganha mais um membro com vasta experiência e conhecimento, o que certamente contribuirá para o desenvolvimento cultural e literário do estado de Roraima.