Para garantir tranquilidade no decorrer do segundo turno das eleições, o Governo de Roraima manterá, neste domingo, 30, o esquema de segurança da Operação Eleições 2022, conforme foi alinhado em reunião com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
A atuação será feita de forma efetiva como no primeiro turno.
O Centro Integrado de Comando e Controle Regional coordenará as ações, com a atuação de policiais das forças estadual, municipal e federal em operação integrada.
A ação acontece tanto na capital Boa Vista como nos municípios do interior.
“O Centro no dia do pleito vai monitorar e repassar informações ao Centro Nacional em Brasília em tempo real”, explicou tenente-coronel Ronivon Silva de Oliveira, coordenador estadual da Operação Eleições 2022.
Ele ressaltou que as tropas especializadas da Polícia Militar estão subdivididas. Parte estará no terreno e os demais ficarão aquartelados sendo acionados para eventualidades mais complexa.
Militares
A PMRR (Polícia Militar de Roraima) atuará com cerca de 1000 militares na segurança da Operação Eleições, distribuídos na Capital e no Interior.
Somente em Boa Vista, serão 125 locais de votação, contando com os polos de transmissão guarnecidos. Nos demais 14 municípios, são 194 locais de votação, incluídos os polos de transmissão.
Participam da Operação também agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito de Roraima, Secretaria Municipal de Trânsito e Polícia Civil.
O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil permanecerão com equipes preparadas para casos de emergência dentro da atribuição de cada um.
Para informações, denúncias, comunicação de crimes e emergência, durante as eleições, o cidadão poderá ligar para o 190, que funciona 24 horas.
LEI SECA
Estará em vigor a Portaria n° 126, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 21 de setembro de 2022, que trata sobre a Lei Seca Eleitoral, a qual proíbe a venda, distribuição, fornecimento e consumo de bebidas alcóolicas durante o período entre 23h de sábado, dia 1º, às 19h de domingo, dia 2.
“É um momento importante e por isso é fundamental que as pessoas, principalmente os adultos, estejam cientes das restrições e respeitem as normas, pois o descumprimento da medida pode acarretar prisão em flagrante por desobediência, bem como aplicação de multa, conforme a legislação eleitoral”, ressaltou.
Para informações, denúncias, comunicação de crimes e emergência durante as eleições, o cidadão poderá ligar para o 190, que funciona 24 horas.



