Vereadores irão solicitar da prefeitura melhorias no atendimento aos autistas

Crédito:

Compartilhe:

A audiência pública com o tema Abril Azul, em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo, foi realizada nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Boa Vista. O evento, idealizado pelo vereador Ítalo Otávio (Republicanos), teve como balizador as demandas apresentadas por mães e pais de crianças autistas.

Vários problemas relacionados ao atendimento aos autistas foram apresentados por esses pais e profissionais, que lutam para que o serviço nas áreas da educação, saúde e assistência social no município de Boa Vista melhorem.

Entre os palestrantes, a psicóloga Patrícia Assis explanou sobre a Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada). “Essa terapia sendo implantada no município, principalmente nas Casas Mães e escolas Proinfância, possibilitaria a ampliação e capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social da criança”.

Outros assuntos também foram apresentados. Mães relataram que a Prefeitura de Boa Vista deveria disponibilizar pediatras nos postos de saúde, que as escolas não pedissem renovação de laudo médico e que fossem feitos convênios com clínicas particulares.

“É importante termos o diagnóstico cedo e a terapia também. Mas temos dificuldades em conseguir esse diagnóstico, porque são poucos os atendimentos no Hospital da Criança, e no particular temos que desembolsar 600 reais. A prefeitura, que já tem convênios com escolas particulares, poderia firmar convênios com clínicas privadas para atender nossos filhos”, ressaltou Lauricélia Carneiro, mãe de criança autista.

O coordenador de Projetos para Pessoas com Deficiência, da Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), Tiago Monteiro, reconheceu a importância da audiência pública. “Muito válido esse evento. Como trabalho em uma secretaria que lida com políticas públicas, ouvi mães e profissionais que têm bons projetos que podem ser desenvolvidos para o município, e estamos atentos em escutar essas pessoas”.

O vereador Ítalo Otávio, fez ponderações em favor de resolver a situação dos profissionais da categoria dos cuidadores onde a greve já perdura por mais de um mês. “Precisamos de uma vez por todas dar as 30 horas a esses profissionais e aumentar seu quantitativo, pois essa greve só atrapalha no desenvolvimento das crianças com autismo nas creches e escolas municipais. O prefeito de Boa Vista precisa mandar um PL para a Câmara”.

Ítalo também informou que, da audiência pública, vai fazer encaminhamentos ao Executivo. “Por meio de indicações, requerimentos e projetos de lei, eu e minha equipe, iremos solicitar ao chefe do Poder Executivo que tome as providências dentro da educação, saúde e assistência social, conforme foram as demandas apresentadas durante este evento”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE