Plenário da Assembleia Legislativa é transformado em sala de aula para preparatório gratuito da Escolegis

Crédito:

Compartilhe:

Candidatos do concurso da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed) acompanharam a revisão de conteúdos no terceiro e último “Aulão da Seed”, preparatório gratuito promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Escolegis (Escola do Legislativo). O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (8) e lotou o Plenário Deputada Noêmia Bastos.

O aulão foi transmitido pela TV Assembleia (canal 57.3), Rádio Assembleia (98.3) e redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr), e será reexibido neste sábado (9), a partir das 14h.

Os estudantes puderam tirar dúvidas sobre as disciplinas de Português, Legislação e Informática, e aprender dicas valiosas para o concurso, cujas provas serão aplicadas neste domingo (10), atendendo aos dispositivos do edital convocatório.

A presidente da Escolegis, deputada Catarina Guerra (SD), afirmou que a ALE cumpre seu papel, oferecendo à população condições de se qualificar.

“Foi uma noite especial, em que os candidatos puderam repassar os conteúdos e absorveram dicas importantes sobre os temas do edital. Estamos na torcida por todos, que se dedicaram e estudaram muito pela aprovação. Agradeço ao presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio [PCdoB], pela dedicação e esforço em proporcionar esse momento”, afirmou.

Professor de carreira nas redes estadual e municipal de ensino e presidente da Comissão de Educação, Desportos e Lazer, o deputado Evangelista Siqueira (PT) participou do aulão e ressaltou a importância da Escolegis na promoção de aulas gratuitas, especialmente em tempos de pandemia.

“A ALE está contribuindo na formação desses candidatos. Sabemos que cursinho preparatório custa caro e, durante o distanciamento social, nossas economias não foram suficientes para investir nos estudos. A ideia do aulão foi uma iniciativa acertada da Escolegis, órgão da Assembleia que vem executando um trabalho de excelência”, destacou.

Um vídeo da deputada Angela Águida Portella (PP), dando boas-vindas aos candidatos, foi exibido.

“É muito bom ver todos vocês empenhados no concurso. Façam bom proveito. Desejo boa sorte e que todos tenham êxito na prova da Seed. Parabéns à Escolegis por proporcionar mais conhecimento aos candidatos.”

Conteúdos

O professor Marcus Albano Junior fez um apanhado sobre os principais tópicos da Lei nº 8.069/1990, que trata do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a Lei nº 13.146/2015, que aborda o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD).

O regime jurídico da Lei Complementar 053/2001, acerca dos servidores públicos civis do Estado, foi ministrado pela professora e advogada Gislayne Silva de Deus. Ela abordou também a Lei nº 892/2013, que dispõe sobre a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica de Roraima (PCCREB).

Noções de Informática, funções de Excel e planilha eletrônica foram temas abordados no aulão pelo professor Roniere Freitas.

Giselle Bispo, professora de Língua Portuguesa, deu dicas importantes sobre conotação e denotação, figuras de linguagem, análise da tipologia textual, uso da crase e classes gramaticais, temas recorrentes em concursos públicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE