SEIS ANOS – TV Assembleia aproxima população do Parlamento e promove cidadania

Crédito:

Compartilhe:

São seis anos aproximando a sociedade das ações da Casa. É com esse espírito de integrar população e Parlamento que a TV Assembleia, canal 57.3, coordenado pela Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, comemora o sexto aniversário. O verbo e a imagem, que nasceu digital, invadiu os lares da capital Boa Vista e alguns municípios do interior do Estado.

Mas para quem mora em outras paragens, a emissora também está à disposição ao disponibilizar toda a programação pelas plataformas do Facebook e YouTube (assembleiarr), inclusive, com transmissões ao vivo.

Ao saudar a idade nova, o presidente da Assembleia, Soldado Sampaio (PCdoB), lembrou que o veículo traz transparência aos trabalhos legislativos. “Estou parabenizando toda a equipe que compõe a TV Assembleia, pois são seis anos de serviços prestados à sociedade roraimense, levando informação ao transmitir o dia a dia do Parlamento estadual, os debates, as reuniões, as sessões, as audiências públicas”, destacou.

No começo, a programação restrita ao jornalismo e a cobertura política – com os programas: Assembleia Informa, Em Pauta, Sessão Agora – tinha como principal missão informar, transformando os termos e os ritos legislativos numa linguagem acessível. Além disso, contava com a transmissão do Congresso Nacional, por meio da veiculação de conteúdo cedido pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados.

No entanto, engana-se quem acha que essa é uma via de mão única, na qual apenas o eleito por ter assento no Parlamento pode ser ouvido. O jornalista Johann Barbosa, que trabalha há dois anos na emissora, e atualmente apresenta o programa Sessão ao Vivo e é editor-chefe do jornal Assembleia Informa, assegura que esse também é um meio que reverbera as demandas da população.

“A TV Assembleia dá oportunidade ao cidadão, e é uma forma dos próprios deputados terem conhecimento do que a população precisa ao ver as reportagens. É uma TV dando voz à população em diversos segmentos da comunicação: jornalismo comunitário, cidadania, cultura, esportes”, salientou o jornalista.

Sem quebrar o decoro, ganhou outras cores e nuanças, foi em busca de identidade e implementou programas nos quais os roraimenses se reconhecessem. Desta leva, nasceu documentários originais e programas como o Portal Cultural, como destaca a diretora Camila Dall’Agnol, ao falar sobre a evolução da emissora.

“A TV tem muito o que comemorar, pois cresceu e diversificou sua programação. Hoje temos dez programas que entram na nossa grade em periodicidades diferentes, mas que são produções nossas, com conteúdo variado passando pela política, esporte e cultura. O desafio está em manter esse ritmo de crescimento, mostrando sempre as características da nossa sociedade, do nosso povo roraimense pela tela da TV”, comemorou.

TV ALE na pandemia

A emissora, que expandiu a programação e traduziu o processo legislativo, nunca se furtou em abordar temas espinhosos na cobertura jornalística como as crises migratória, energética e de saúde pública, que sempre estiveram e estão na ordem do dia. Por isso, com a chegada do novo coronavírus, não se intimidou e reafirmou o compromisso com informação pública verdadeira e de qualidade.

“A nossa pauta única, na verdade, era a pandemia. Existiam muitas informações desencontradas sobre o que estava acontecendo com o novo coronavírus, por isso nós vimos a necessidade de usar a TV para levar informações verdadeiras, com uma apuração rigorosa, ouvindo autoridades e médicos”, pontuou Camila.

Contudo, para levar aos roraimenses os desdobramentos da pandemia no Estado em tempo integral, a diretora ressaltou que a equipe precisou se adaptar ao trabalho remoto, aos rodízios, aos protocolos sanitários e uma nova grade de programação.

 Quando a pandemia começou, precisamos afastar quem era considerado grupo de risco, para adaptar no home office. E nós tiramos a produção de programas semanais, mensais e focamos no jornalismo. Toda a equipe ficou dedicada ao jornalismo. Dessa forma, criamos uma segunda edição do Jornal Assembleia Informa para abordar na programação o que estava acontecendo no Estado, no Brasil e no mundo”, contou Camila.

 Inovando, sempre!

Não bastasse o jornalismo sair fortalecido da pandemia. Aos poucos, a programação também tem alçado novos voos. Em maio deste ano, a TV Assembleia foi pioneira na transmissão dos jogos de futebol do campeonato roraimense. As finais do ‘Roraimão’ foram exibidas ao vivo no canal do YouTube, e pôde ser acompanhada por diversos telespectadores do Brasil e de outros países.

Com esporte no radar, o canal estreou o programa ‘Memórias do Esporte’, no dia 19 de julho. Num bate-papo com uma personalidade esportiva, os apresentadores Bernardo Silva e Waldenir Benttes resgatam momentos históricos do esporte local.

Abordando diversas modalidades, o programa é a chance dos mais jovens descobrirem o rico mundo do esporte roraimense. “No Memórias do Esporte temos mergulhado em histórias fantásticas. Estamos levando essas memórias esportivas para as pessoas que não acompanharam na época. E os mais novos vão saber o que aconteceu no esporte como um todo, pois falamos, praticamente, de todas as modalidades esportivas que estão em evidência”, esclareceu Benttes.

Outro sucesso de audiência foi quando transmitiu o “Arraiá du Puliça”, no feriado de São Pedro deste ano. Promovido pelo Governo do Estado por meio da Polícia Militar de Roraima (PMRR) e em parceria com a Assembleia Legislativa.  Ao vivo, direto do Palácio da Cultura, nas plataformas digitais do Governo (@govrr), o canal se destacou mais uma vez pela expertise técnica, abrindo espaço para a divulgação da cultura no Estado.

 Confira os programas da TV Assembleia:

Sessão ao Vivo – Aborda assuntos que fazem parte da ordem do dia das sessões plenárias, analisando os principais fatos políticos locais e transmitindo na íntegra, ao vivo, as sessões plenárias.

Assembleia Informa – É um jornal eletrônico que mostra aos telespectadores tudo o que acontece dentro da Assembleia Legislativa. Além de exibir reportagens sobre fatos do cotidiano roraimense.

Em Pauta – Exibido de segunda a sexta-feira, o espaço aborda os principais assuntos que estão em discussão na sociedade, sempre com a presença de um especialista para esclarecer o tema proposto.

Parlamento em 1 Minuto – Apresenta os destaques do Parlamento diariamente e ao longo da semana, em benefício da população roraimense.

Boletim Assembleia – Um programa com linguagem simples e dinâmica, com duração média de quatro minutos, que destaca as ações do Poder Legislativo.

Três Minutos com o Deputado – Com inserções diárias ao longo da programação, o objetivo é mostrar, em três minutos, um resumo das ações dos deputados na Assembleia Legislativa.

Resumo da Semana – Com duração de 60 minutos, o programa é exibido aos sábados e aos domingos, com destaque para as principais notícias que estiverem presentes em nossos telejornais durante a semana.

Portal Cultural – Espaço dedicado para a divulgação de reportagens do cenário cultural roraimense em todas as suas vertentes. Também apresenta temas de relevância nacional e internacional.

Memórias do Esporte – É o mais novo produto da Casa, que vai ao ar toda segunda-feira, trazendo e comentando as histórias e conquistas de grandes personagens do esporte roraimense

Documentários – Exibidos diariamente, o objetivo é divulgar as produções locais que abordam temas relevantes e atuais de forma mais detalhada e aprofundada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE