Boa Vista é a capital com o pior índice de transparência no combate à Covid-19 do país

Crédito:

Compartilhe:

Após a divulgação de uma nova pesquisa da Open Knowledge Brasil sobre os índices de transparência para com as ações de combate à Covid-19 entre as capitais do Brasil, a cidade de Boa Vista foi a que apresentou o pior índice de todo o levantamento.

Segundo a pontuação da entidade, a capital roraimense sequer tem dados atualizados sobre o número de casos confirmados da doença.

Além de Boa Vista, de todas as capitais dos Estados que compõem a Amazônia Legal, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, apenas a capital amazonense, Manaus, tem bons resultados. Os demais, constam como medianos, baixos ou ‘opacos’, algo que dentro das diretrizes da pesquisa, é tido como ruim.

Parâmetros

A pesquisa divulgada na última segunda-feira, 22, pontua as capitais do país com 100 pontos distintos, divididos por categorias e critérios. Dentro desta nova tabela, a divulgação de dados sobre casos de Covid-19 no município, aplicação de doses de vacina, disponibilização de leitos clínicos e dados geográficos são categorias que valem pontuações entre zero, 0,5 e 1.

Conforme a pontuação atingida, as capitais são divididas entre de ‘Alto’ nível de transparência, ‘Bom’, ‘Médio’, ‘Baixo’ e ‘Opaco’. A primeira conta com apenas três capitais, sendo elas João Pessoa (PB), com 95 pontos e Manaus (AM) e Vitória (ES), com 81 pontos cada. As demais, estendem seus pontos entre 78 a 13, mais baixo sendo ocupado por Boa Vista.

O município pecou em diversos setores, em especial na falta de dados atualizados sobre o número de casos de Covid-19 e disponibilidade de leitos, que permanecem com registros atrasados desde o dia 5 de julho. Da mesma forma, o site destinado à transparência e informações sobre a doença também não conta com qualquer dado sobre a vacinação.

Em pesquisa realizada pela OKBR em dezembro do ano passado, em uma metodologia diferente que não contava com dados da vacinação, Boa Vista tinha sua transparência descrita apenas como ‘Baixa’ e o último lugar no ranking era ocupado pela cidade de Rio Branco (AC).

Última atualização no Portal da Transparência da Prefeitura de Boa Vista ocorreu há três semanas

 

Outro lado- A reportagem do Política Macuxi solicitou resposta da Prefeitura de Boa Vista sobre o assunto, e aguarda retorno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE