Projeto Capacitação Legal vai atender moradores da Comunidade Xumina

Crédito:

Cyneida Correia

em 7 de julho de 2021

Compartilhe:

Os agentes de segurança territorial indígena da comunidade Xumina, região da Raposa, no município de Normandia, recebem a partir desta quinta-feira, dia 8 de julho de mais uma etapa de treinamentos do projeto ‘Capacitação Legal’, promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima.

Esta é a sexta edição realizada junto às comunidadesapenas neste, com objetivo de indígenas que auxiliam na segurança local dos municípios, abordando diversos temas para que os participantes possam ser auxiliados nas ações desenvolvidas dentro de suas regiões.

No curso são tratados temas como orientações sobre prevenção ao Covid-19, Violência doméstica, Combate a Incêndio, Defesa Pessoal (Teoria e prática) e direito indígena, tráfico de pessoas, prevenção de suicídio, Estatuto da Criança e Adolescentes, Uso abusivo de álcool e outras drogas, Conhecimento sobre os Três Poderes, de forma teórica e prática. Os municípios de Uiramutã, Pacaraima, Normandia, e a Zona Rural de Boa Vista já foram contemplados.

A deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA), idealizadora do projeto, explicou que as legislações estadual e federal sofrem mudanças constantemente, e a atualização desse conhecimento é necessária para o desenvolvimento dessa que é uma iniciativa diferenciada de comunidades indígenas em Roraima: os grupos de segurança comunitária. “São homens e mulheres escolhidos pelas próprias comunidades para fazer a segurança territorial e evitar ocorrências de violência, e acesso de álcool e outras drogas, por exemplo. Essa é uma forma que encontramos de contribuir para a melhoria social e econômica dos povos do nosso estado por meio do nosso mandato parlamentar participativo”, afirmou.

Ela concluiu salientando que os participantes das capacitações terão a oportunidade de adquirir conteúdo com técnicos capacitados sobre essas legislações, além de informações pertinentes ao enfrentamento ao suicídio, ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), Direito Indígena, Direito Penal, primeiros socorros e defesa pessoal, relações interpessoais, enfim, uma gama de conhecimentos que vai possibilitar desenvolvimento profissional e pessoal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE