Duas semanas depois do último decreto com medidas restritivas contra a covid-19, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), anunciou liberação de eventos como aniversários e casamentos com até 50 pessoas.
O anúncio foi feito poucas horas depois que o governador Antonio Denarium e vereadores se reuniram com microempresários.
Ao longo do vídeo, Arthur Henrique afirmou que os “números melhoraram” e que a situação está “mais sob controle”.
“Tivemos uma redução na taxa de transmissão da doença, no número de novos casos, foi uma redução de 36%.”
Ele também afirmou que a taxa de ocupação dos leitos de UTI está abaixo de 50%, e que o número de óbitos, “apesar de não ter reduzido nas últimas semanas, ele se manteve estável”.
Decreto
O novo decreto também vai permitir apresentações com até três artistas. A ressalva é que a população pode até acompanhar a música, mas não pode dançar.
Além disso, o horário de funcionamento dos estabelecimentos foi ampliado em uma hora para mais e uma para menos, de 5h às 23h.
Repercussão
Como de costume, a medida dividiu opiniões. Nos comentários do vídeo com o anúncio, havia críticas ao uso da palavra “estável” em relação à pandemia.
Outros ironizaram o horário da restrição total e pediram mais fiscalização. Uma parcela dos internautas reclamou que enquanto bares são liberados, quadras de esportes estão fechadas.