Desembargador Leonardo Cupello assume presidência do Coptrel

Crédito:

Compartilhe:

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello, tomou posse como presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (18/3), durante o III Encontro Virtual do Coptrel. O presidente do TRE de Alagoas, desembargador Otávio Praxedes, assumiu como vice. O evento marcou o fim da gestão do presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior, na presidência do colegiado.

Na terceira edição virtual do Coptrel, além dos 27 presidentes dos TREs e de representantes do TSE, o evento on-line contou com a participação dos diretores-gerais e dos assessores de comunicação dos respectivos tribunais. O tema central abordou os “Desafios da Justiça Eleitoral”.

Antes de iniciar o seu pronunciamento, o novo presidente do Coptrel, desembargador Leonardo Cupello, solicitou um minuto de silêncio em homenagem às mais de 280 mil vítimas da Covid-19 no Brasil, em especial, o desembargador Aristóteles Thury, ex-presidente do TRE do Amazonas. “Estou tomando posse em um momento histórico de muita dor em função dessa terrível pandemia. Quero dedicar esse instante a tantas vítimas que faleceram prematuramente, como o nosso juiz auxiliar, Dr. Eduardo Messaggi, que ajudou demais nas eleições 2020”, lamentou.

Cupello ressaltou a importância da instituição em cumprir a missão constitucional de bem servir o cidadão e defender a democracia. “Cumprimento com muita emoção, o presidente do TRE Alagoas, desembargador Otávio Praxedes. Tenho certeza que Vossa Excelência será de enorme valor para podermos dar continuidade ao trabalho magnífico perpetrado pelo desembargador Jatahy Júnior”, disse.

Em relação aos novos projetos, o presidente do TRE de Roraima destacou o incentivo à adoção de inteligência artificial na Justiça Eleitoral; realização de campanhas de conscientização sobre a urna eletrônica e a segurança do voto; manutenção do diálogo permanente com o TSE; e treinamento constante dos servidores por meio das escolas judiciárias eleitorais. “Devemos buscar sempre o aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral em razão dos novos tempos”, finalizou.

Jatahy Júnior deu as boas-vindas aos empossados, desejando “sorte e êxito” na nova missão, fez uma breve retrospectiva das ações implementadas durante o seu mandado à frente do colegiado e lembrou de quando assumiu sua direção, no ano passado, já em meio à pandemia de Covid-19. “Iniciei com a posse virtual e, agora, encerramos com esse encontro também virtual. Não tive o prazer de os encontrar presencialmente em razão desse momento terrível que a humanidade passa, mas tentamos superar as dificuldades”.

Coptrel

O Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com abrangência em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Foi fundado em 16 de setembro de 1995. Nos encontros do Colégio, os presidentes dos Tribunais debatem temas que dizem respeito a todos. O objetivo é aperfeiçoar a prestação do serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral. Ao final, são divulgadas a ata do encontro e uma carta com proposições para melhorar a atuação dos órgãos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE