Frente à situação crítica de aumento de casos de covid-19 no Amazonas, o Governo do Estado anunciou a adesão de medidas de prevenção e ampliação de atendimento. Em contrapartida, a Prefeitura de Boa Vista informou que enviou servidores municipais às ruas da Capital, para conscientizar a população sobre a importância do isolamento.
Nas redes sociais, o prefeito Arthur Henrique (MDB) anunciou o plano de reforço da Prefeitura de Boa Vista nas ações de prevenção ao novo coronavírus. O foco é intensificar as orientações aos comerciantes e à população sobre as normas de segurança para evitar a disseminação do vírus.
“As nossas equipes já estão nas ruas reforçando as orientações a empresários, clientes e população de modo geral. É necessário que cada um reforce a orientação sobre o uso de máscaras e respeito ao distanciamento social, higienização de equipamentos, dentre outros”, completou.
O prefeito acrescentou ainda outras ações, como a realização de testagem de pacientes com suspeita. Desde o dia 15 de junho do ano passado, a Prefeitura de Boa Vista disponibilizou oito unidades básicas de saúde para atendimento exclusivo de pacientes com suspeitas ou casos leves de covid-19.
A reportagem do Política Macuxi entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para saber quantos servidores municipais foram disponibilizados para realizar o trabalho de conscientização nas ruas da Capital, mas ainda não obteve resposta.
Governo anuncia reabertura de 80 novos leitos no Hospital de Campanha
Entre as ações apresentadas pelo governo estadual estão a reabertura do Hospital de Campanha para os próximos 20 dias, com a adesão de 80 novos leitos na Área de Proteção e Cuidados (APC).
O secretário de saúde, Marcelo Lopes e o secretário adjunto, Armando Santos, realizaram vistoria no trabalho de readequação da estrutura do Hospital de Campanha. Lopes afirmou que a expectativa é de que a partir da próxima segunda-feira,18, o local esteja com os leitos de enfermaria disponíveis para começar a receber pacientes.
Outras ações incluem a reativação das barreiras sanitárias, no posto de fiscalização estadual, no Jundiá, na divisa com o Amazonas e no Aeroporto Internacional de Boa Vista, na capital. Até o final desta semana serão definidos o quantitativo de profissionais envolvidos, escala de trabalho e capacitação da equipe que atuará nas barreiras.