Roraima é o estado com maior percentual de candidatos indígenas do país, diz TSE

Crédito:

Cyneida Correia

em 26 de outubro de 2020

Compartilhe:

Roraima é o estado com maior percentual de candidatos autodeclarados indígenas do país nas Eleições Municipais de 2020, segundo levantamento feito com base nas estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme os dados, os indígenas representam 7,88% do total de candidaturas registradas pela Justiça Eleitoral em todo o estado, com 148 candidatos autodeclarados indígenas, das 1.875 candidaturas registradas nas eleições municipais deste ano. Um aumento de quase 13% em relação ao pleito eleitoral realizado em 2016 de registro de candidaturas indígenas.

Na sequência de Roraima, os estados com maiores percentuais de candidatos autodeclarados indígenas são Amazonas, com 4,75%, Mato Grosso do Sul, com 2,52% e Acre, com 2,12%.  

Especialistas apontam a eleição de Joenia Wapichana para deputada federal, representando o estado de Roraima, como a principal justificativa no crescimento de candidaturas indígenas neste ano.

“É uma deputada federal que tem dado uma visibilidade muito grande à questão indígena e aos problemas enfrentados por eles em todas as regiões do país. O exemplo dela motiva a participação dos índios em vários estados brasileiros”, afirma Márcio Santilli, sócio fundador do Instituto Socioambiental (ISA).

Ao todo, a Justiça Eleitoral contabilizou 2.208 candidatos indígenas em todo Brasil. A quantidade de candidaturas indígenas no país corresponde a 0,40% do total de candidatos registrados junto à Justiça Eleitoral.

REGIÕES:

De acordo com o levantamento, a região Norte registrou o maior número de candidaturas indígenas de todo o país. Foram contabilizados 922 candidatos indígenas na soma dos sete estados que compõem a região. 

Em segundo lugar no ranking, o Nordeste registrou 506 candidatos autodeclarados indígenas. Centro Oeste, com 364, Sul, com 237, e Sudeste, com 167 aparecem na sequência. 

Fonte: Instituto Socioambiental (ISA)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE