Governo fará testagem em massa na população e anuncia retorno dos servidores ao trabalho presencial

Crédito:

Compartilhe:

O Governo de Roraima em coletiva a imprensa na manhã desta quarta-feira, 26, anunciou que recebeu testes suficientes para fazer uma testagem em massa da população.

“Hoje Roraima lidera a redução de Óbitos por COVID-19 graças às medidas adotadas pelo governo e a assistência que damos à população. E é algo a se comemorar, pois temos hoje no país nove Estados onde a realidade está bem crítica. Para vocês terem uma ideia foram investidos R$ 30 milhões somente com contratação de médicos, enfermeiros, técnicos para tratar os pacientes com COVID-19. Isso se reflete nesses números positivos, na redução dos internados, no aumento do número de curados”, explicou o governador Antonio Denarium.

Serão aplicados 120 mil testes rápidos neste primeiro momento onde também serão reunidos dados e feito um mapeamento concreto sobre o índice de transmissão.

“O enfrentamento dessa doença é feito de acordo com o cenário que ela apresenta, e por isso as medidas de combate são executadas de formas diferentes, em momentos distintos. Avançamos na medida em que os registros de óbitos começaram a diminuir, mas existia a necessidade de fazer essa testagem em massa, pois é preciso saber exatamente como está o nível de transmissão da doença, saber se Roraima alcançou um bom índice de imunidade e com isso ter as informações reais sobre a situação do Estado nesse momento da pandemia”, esclareceu o secretário de Saúde, Marcelo Lopes.

Testagem inicia pelos servidores públicos que atuam na rede estadual

Para essa ação, o Governo de Roraima iniciou a aquisição total de 240 mil unidades de testes rápidos, que serão entregues de forma gradativa à Sesau (Secretaria de Saúde). A aquisição foi realizada por meio de pregão eletrônico. O investimento é de R$ 4.019.265,60, oriundos de recursos do Plano de Enfrentamento da doença no Estado.

O teste adquirido da marca Wama está entre as principais marcas do mercado farmacêutico, com índice de sensibilidade e especificidade para segurança do resultado acima de 90%, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

PROGRAMAÇÃO – A testagem iniciará nesta quinta-feira, 27, para os servidores de todas as 24 unidades de saúde estaduais, a partir 9h. As ações seguem até o dia 30. Após essa primeira etapa, será mantida a programação que inclui ações na capital e no interior.

Retorno dos servidores estaduais ao trabalho presencial

Servidores públicos estaduais, empregados públicos, estagiários e demais colaboradores dos Órgãos da Administração Estadual Direta e Indireta que não fazem parte do grupo de risco vão retornar a partir da próxima segunda-feira, 31, às atividades presenciais no Governo de Roraima.

Para isso, cada uma das 35 Secretarias do governo do estado, além de outros órgãos do Executivo, vão divulgar os cronogramas de retorno e as medidas adotadas para evitar a contaminação pelo Coronavírus.

No geral, serão seguidas as regras de higiene e as normas sanitárias determinadas pelo governador desde o início da pandemia, como a oferta de álcool em gel nos locais de trabalho, o uso obrigatório de máscaras e as medidas de distanciamento social. As secretarias poderão ainda fazer a medição da temperatura corporal dos funcionários.

Os profissionais que fazem parte do grupo de risco (pessoas com 60 anos ou mais de idade, doentes crônicos, imunodeprimidos, gestantes e puérperas) não retornam neste momento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE