ECONOMIA: Prefeita anuncia que comércio continua fechado

ECONOMIA: Prefeita anuncia que comércio continua fechado

A prefeita Teresa Surita (MDB) anunciou durante uma live, um plano de retomada da economia para Boa Vista, que nas últimas 24 horas teve aumento de mais de 2 mil casos.

Ela adiantou que, pelo menos por enquanto, o comércio e os serviços não voltarão a funcionar.
Teresa explicou que por conta da curva ascendente de casos positivos de pessoas que contraíram Covid, a retomada da economia é perigosa.

“É importante deixar claro, que temos uma grande pressão para abrir comércio, temos aqui pastores, representantes de shoppings, academias, imprensa, mas não posso abrir o comércio imediatamente em função do momento atual. O número de mortes está grande ainda. Hoje temos 202 mortos e temos em investigação mais de 80 casos. Não temos condições adequadas para anunciar a abertura do comércio”.

Para que todos voltem as atividades normais a Prefeita esclareceu que é preciso atingir alguns indicadores básicos, entre eles a capacidade hospitalar na UTI, a capacidade hospitalar de leitos normais e a evolução dos casos de covid-19.

Teresa disse ainda que Boa Vista tem apenas 39% de isolamento social e que a Prefeitura não tem condições de fiscalizar para que as pessoas fiquem em casa.

“As pessoas precisam de consciência que é necessário o isolamento social, que é o que evita o contágio e abaixa a curva. Infelizmente, não temos essa consciência em Boa vista”

Plano de retomada

A retomada da economia não tem data prevista para iniciar, mas a prefeita explicou que quando a primeira, das três fases, começar, setores como comércio, serviço, shoppings e cinemas abrirão de forma conjunta.

Na primeira etapa, que dura 15 dias, cerca de 90% de toda a economia da cidade volta a funcionar. Voltam os shoppings, bares, cabeleireiros, mercados, comércio, salão de beleza, clínicas estéticas, bares e restaurantes, templos e igrejas e vendedores ambulantes.

Na segunda etapa: Os personal trainers, academias, espaços públicos, bares, restaurantes no atendimento presencial, excluindo self service que está suspenso até o fim da pandemia.

Na terceira etapa, espaço de eventos e festas, cinemas, teatros e auditórios

O plano, segundo a prefeitura de Boa Vista, foi elaborado por autoridades municipais em sintonia com a vigilância sanitária, além de ter sido discutido com representantes de diversas associações comerciais e empresariais.

Não foram apresentados os protocolos e diretrizes com recomendações para os setores econômicos, após o retorno das atividades.

Sobre a retomada das escolas e das aulas, ainda está em fase de estudo e não entra nesta etapa.

Cada uma das fases é determinada pelo acompanhamento da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período.

Perspectivas negativas

Na questão econômica, a Prefeitura fez um demonstrativo das perspectivas pós crise e informou que haverá contração da economia em 5% gradual, com recuperação prevista para 2021 e 2022, redução do consumo, aumento do desemprego e aumento na desigualdade social.

Também está prevista a desaceleração de investidores estrangeiros, acentuada queda de produtividade na indústria e comércio e contas públicas sem equilíbrio fiscal.

Deixe uma resposta