Políticos repercutem saída de Chefe da Casa Civil

Crédito:

Compartilhe:

A exoneração de três secretários do governo de Roraima em um mesmo dia, deixou os bastidores do meio político movimentados na noite desta quarta-feira, 27.

Pediram exoneração o secretário de saúde, Olivan Junior, a secretária do índio Joilma Teodora e Chefe da casa Civil Disney Mesquita.

O site Política Macuxi conversou com senadores, deputados, prefeitos e outras lideranças políticas para saber a repercussão da principal exoneração do dia: a do Secretário Chefe da Casa Civil do Governo de Roraima, Disney Mesquita.

Veja o que disseram os políticos sobre a saída dos secretários, com prioridade para a Casa Civil:

Senado

Senador Telmário Mota Líder do Pros

“Eu disse para o governador que o José Dirceu foi para o sacrifício em nome do projeto, o Disney tinha que entender isso. Fica no projeto deles, mas fora do governo. Para arrumar a Casa num governo de coalizão. Os acordos são para serem cumpridos e eles não estavam o que aumentou a rejeição do chefe da casa Civil dificultando um governo de coalização. Estou articulando com todos os Prefeitos, uma união supra partidária de política administrativa para combater o Covid-19”

Senador Chico Rodrigues do DEM

“A Casa Civil é uma caixa de ressonância do Governo. Uma coordenação e articulação interna e externa permanente com todas instituições para que o executivo faça gerenciamento efetivo e permanente de todas suas ações. Também uma espécie de blindagem para que o executivo não tenha risco de incorrer em erros. Quando a Casa Civil ultrapassa os limites de suas atribuições começa criar um oceano de conflitos. Aí então é hora de reacomodação para evitar um desastre para administração”

Senador Mecias de Jesus, líder do Republicanos

“Não se manifestou sobre o assunto, segundo sua assessoria, pelo fato de a decisão de exoneração ser de cunho pessoal”

Deputados

Deputado Hiran Gonçalves (Líder da bancada)

“Eu conversei com o secretário de saúde e ele falou que reconsiderou a decisão de sair. Não tenho nenhum tipo de influência na saúde do estado. Minha opinião é que deveria profissionalizar, assim como o secretário que está na pasta. Devia ter uma empresa séria e respeitada para fazer uma gestão eficiente. Esse é meu pensamento e o que defendo”

Deputado Coronel Chagas (bloco da Maioria)

“Procurado, o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB) disse que “as mudanças em cargos na administração pública são normais, e que as alterações acontecem visando a melhoria dos serviços públicos”

Deputado Renato Silva (bloco da Maioria)

“O governo está passando por um grande momento, está tendo a oportunidade de mostrar que o governador [Antônio Denarium] não teve envolvimento nos últimos casos de corrupção e pode agora governar de verdade. O governador terá a condição de colocar pessoas preparadas e técnicas em cada setor para fazer uma boa gestão e um bom governo. Acredito que agora a administração estadual possa caminhar na direção certa e estou aqui para somar no que for necessário”

Prefeitos

Prefeito Pedro Henrique (Líder dos Prefeitos)

“Claro que a saída de três secretários de pastas importantes nos deixam preocupados por conta da instabilidade política, mas enquanto município, nossa maior preocupação é a pandemia, visto que os municípios do interior não tem estrutura para atender pessoas mais graves, ou seja, todos nós dependemos de Boa Vista e do HGR e do Hospital de Campanha. Ficamos preocupados com essas mudanças. Em relação a Casa Civil e Secretaria do Índio, pelo que percebi foi uma decisão pessoal e apesar de não ser um bom momento para troca de secretários, sabemos que o governador terá que enfrentar isso”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE