Compartilhe esta notícia:

Lula autoriza Linhão de Tucuruí e energia de Guri para Roraima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a ordem de serviço para as obras do Linhão Manaus-Boa Vista, que interligará Roraima ao Sistema Nacional SIN.

O decreto foi assinado nesta sexta-feira (4) em solenidade na cidade de Parintins (AM), com a presença do governador Antônio Denarium e do Prefeito Arthur Henrique.

Também participaram os deputados Gabriel Mota,Duda Ramos e Helena da Asatur.

Dia muito importante para o Estado de Roraima. Junto com o presidente Lula e o governador do Amazonas, Wilson Lima, estive em Parintins para a solenidade de asssinatura da Ordem de Serviço das obras do Linhão de Tucuruí, de Manaus até Boa Vista. Essa é uma importante conquista para Roraima e mais um compromisso que estamos cumprindo. Desde o meu primeiro dia como governador, sempre estive em constante diálogo junto ao Governo Federal para o início dessa importante obra. E agora será realidade, mudando a vida dos roraimenses e proporcionando mais desenvolvimento e empregos para a nossa população” disse Denarium.

Para o Linhão, serão investidos R$ 2,6 bilhões nas obras, com previsão de serem concluídas em setembro de 2025.

Roraima é o único estado isolado do sistema nacional.

O presidente assinou ainda um decreto que amplia o intercâmbio de energia elétrica com países que fazem fronteira com o Brasil, permitindo a importação de energia da Venezuela para Roraima.

Os moradores de Roraima dependem de usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena central hidrelétrica.

A expectativa é de mais de 11 mil empregos diretos e indiretos com as obras, que devem ser concluídas em setembro de 2025.

Energia da Venezuela

O fornecimento de energia da Venezuela para o Brasil foi suspenso ainda nos primeiros meses do governo Jair Bolsonaro (PL) em meio a um acirramento da crise no país vizinho que incluiu o fechamento da fronteira do Brasil com a o país vizinho.

Na época, Bolsonaro não só reconheceu o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, como passou a atuar fortemente no cenário internacional pela saída de do ditador Nicolás Maduro do poder.

O fornecimento de energia do país vizinho foi cortado em março de 2019, quando um mega-apagão deixou a Venezuela às escuras durante seis dias. Na época, o envio de eletricidade da hidrelétrica de Guri, na Venezuela, vinha enfrentando uma série de interrupções, principalmente pela falta de manutenção na linha de transmissão.

Compartilhe esta notícia:

Compartilhe esta notícia:

No data was found
Categorias:

Assine nossa newsletter para receber sempre as notícias mais recentes do estado de roraima.