A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou um projeto de lei de autoria do vereador Profº Thiago Reis que estabelece diretrizes para o enfrentamento ao uso de cigarros eletrônicos no município. A proposta segue agora para sanção do Executivo.
O projeto foi apresentado em meio ao crescimento do consumo dos chamados “vapes”, especialmente entre adolescentes e jovens, cenário que tem gerado preocupação entre profissionais da saúde e da educação.
De acordo com o texto, a iniciativa prevê a realização de campanhas educativas, ações de conscientização e medidas de prevenção voltadas à população, com foco na redução do uso desses dispositivos.
A proposta também estabelece a integração entre áreas como saúde e educação para o desenvolvimento de estratégias conjuntas, além da ampliação de informações sobre os riscos associados ao consumo de cigarros eletrônicos, incluindo possíveis danos à saúde e dependência.
Autor do projeto, o vereador Profº Thiago Reis afirmou que a proposta busca agir de forma preventiva diante de um problema que já apresenta sinais de crescimento no município. “A gente está vendo o aumento do uso entre jovens, muitas vezes sem que eles tenham dimensão dos riscos. A ideia é atuar com informação e prevenção antes que isso se torne um problema ainda maior”, destacou.
Mesmo com a proibição da comercialização desses produtos no Brasil, o uso tem se popularizado, o que tem levado municípios a discutirem políticas locais de prevenção e conscientização.
Com a aprovação no Legislativo, a proposta aguarda agora a análise do prefeito para possível sanção.



