Boa Vista/RR – A detenção do ex-prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro foi um dos desdobramentos da operação da Polícia Federal “Voto de Cabresto”, deflagrada para investigar crimes eleitorais nas eleições municipais de 2024. O ex-prefeito teve as mãos colocadas para trás e colocado dentro de uma viatura da Polícia Federal.
De acordo com as investigações da PF, um grupo de políticos sob suspeita teria distribuído cerca de R$ 400 mil para candidatos aliados, utilizando empresas de fachada e transferências via PIX.
Também foram identificados pagamentos em dinheiro vivo a eleitores, que eram obrigados a filmar o momento do voto na cabine, como forma de comprovação para receber o valor.
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do ex-prefeito em Boa Vista e em diversos endereços no município de Iracema, incluindo residências de eleitores envolvidos no esquema.
Fontes do Política Macuxi informam que a atual prefeita de Iracema, Marlene Saraiva, que à época da campanha era secretária de Jairo, e que teria sido eleita dentro possivelmente dentro desse esquema também pode ser alvo da investigação.
Com a operação, a PF busca coibir práticas que comprometem a lisura do processo eleitoral e reforçar a integridade das instituições democráticas em Roraima.


