Nesta segunda-feira, 2, a Prefeitura de Boa Vista inicia a Campanha de Vacinação contra a Influenza no município. A campanha, que faz parte do calendário nacional anual do Ministério da Saúde, segue até o dia 26 de outubro e tem como objetivo imunizar os grupos prioritários, como idosos, gestantes, puérperas e outros, além de proteger a população contra o vírus da gripe.
As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Com exceção das UBSs Jan Roman Wilt, Olenka Macellaro, Aygara Motta Pereira e Délio Tupinambá, onde a vacinação também ocorre à noite, das 19h às 23h.
“É muito importante que a população tenha consciência e se imunize. Neste primeiro momento, a vacina será destinada ao público prioritário, principalmente se há alguma viagem próxima marcada. Então basta se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa com seu cartão de vacina e se imunizar”, destacou o coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo.
Quem faz parte do grupo prioritário?
Conforme o MS, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção por reduzir as chances de contágio e a gravidade dos sintomas. Por isso, a campanha é voltada principalmente para os grupos considerados mais vulneráveis às complicações da gripe, que incluem:
-
Caminhoneiros
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Funcionários do sistema prisional
-
Gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto)
-
Idosos a partir de 60 anos
-
Indígenas
-
Militares da Força Nacional
-
Militares da segurança e salvamento
-
Motoristas de transporte coletivo de longo curso
-
Pessoas com comorbidade
-
Pessoas com deficiência permanente
-
Pessoas com trissomias
-
Pessoas privadas de liberdade
-
Professores
-
Trabalhadores da saúde
Dia D contra a Influenza
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves, especialmente em pessoas de grupos de risco, como idosos e gestantes. E para intensificar as imunizações, no dia 28 de setembro haverá o “Dia D contra a Influenza” , onde a vacina estará disponível a toda a população.