“Ver, tocar e criar” é o nome do Jardim Sensorial inaugurado nesta sexta-feira, 2, na Escola Municipal Proinfância Professora Lidia Coelho Tavares. O espaço surgiu da curiosidade dos próprios alunos, sendo posteriormente desenvolvido pelos professores e apoiado pelas famílias.
Com o objetivo de estimular os cinco sentidos das crianças — visão, audição, tato, olfato e paladar — o Jardim Sensorial envolve o desenvolvimento cognitivo, bem-estar e multisensorial. Os próprios alunos pensaram na proposta por meio de oficina com a professora Igleide Sabino, utilizando material reciclável.
“É um projeto que irá ajudar a desenvolver o intelecto e a percepção das crianças, servindo também como uma ferramenta de inclusão social, sendo um espaço essencial no desenvolvimento infantil”, afirmou.
Samili Oliveira, mãe da pequena Samela Ayalla, de 6 anos, é uma das mães mais participativas no ambiente escolar. “Samela sempre gostou de participar dos projetos da escola e eu sempre tento me incluir neles junto a ela. Também estou empolgada para ver a evolução dela utilizando o jardim sensorial. É um projeto que, desde o início, percebi a empolgação dela em participar, contribuir e brincar”, disse.
O pequeno Jeremias José, 6 anos, demonstrou bastante animação para aproveitar o espaço com seus coleguinhas. “Eu gosto muito de brincar aqui. É legal estar com meus amigos. Todos os brinquedos daqui são divertidos”, contou.