As aulas dos novos cursos presenciais da Escola do Legislativo (Escolegis), polo Liberdade, se iniciaram nesta segunda-feira (29). Uma das novidades é a oficina de pão caseiro recheado (marketing e técnica de venda do produto), que, além de proporcionar conhecimento no campo da culinária, é uma forma de renda extra para os participantes.
Com 30 horas de curso, as aulas são divididas em três módulos, cada um com um professor específico. A chef Rafaela Ferreira é a responsável pelo primeiro, no qual abordará as boas práticas de manipulação de alimentos e as partes básica e prática da panificação.
“Serão três dias intensos de muito conhecimento, e eu espero que os meus alunos saiam daqui aprendendo a fazer um pão bem gostoso para comerem em casa ou, quem sabe, venderem e terem um extra”, disse, complementando que o curso seguirá com os módulos de marketing e vendas.
Esse é o primeiro curso de vários outros que o policial militar aposentado Raimundo Gomes, de 67 anos, pretende fazer na instituição. Ele se interessou em aprender a preparar, para a família e para si mesmo, um dos alimentos preferidos do brasileiro.
“Eu nunca tive a oportunidade, e é muito boa essa que a Escolegis oferece com esses cursos gratuitos. São poucas horas, mas tenho certeza de que vai dar para aprender. Fiquem atentos ao site e procurem fazer, porque a escola não vai bater à porta de cada um, tem que correr atrás. É muito importante a qualificação, principalmente para os jovens. A gente vê muitos que procuram emprego, sem se qualificarem antes”, destacou.
Apesar da pouca idade, o estudante Gabriel Melo, de 14 anos, já pensa no futuro. Ele iniciou na primeira turma de informática e segue no módulo intermediário para incrementar o currículo.
“Eu resolvi continuar para ter mais oportunidade quando for arrumar um emprego e algo a mais no currículo, evoluir mais. Espero aprender mais, pois vai ser importante pra mim, quando eu fizer vestibular ou um concurso público. A disciplina de informática sempre é cobrada”, detalhou.
Conforme o professor Erlon Lima, o módulo intermediário de informática dará ênfase às planilhas eletrônicas, como Excel, e ao que não foi visto no módulo iniciante, com relação aos aplicativos Power Point e Word. Ao todo, são cinco turmas ao longo do dia.
“Vamos ver também sobre armazenamento nas nuvens e, claro, outras introduções sobre aplicativos importantes. Essa fase deixará o aluno apto a seguir para o avançado. A gente sabe que o que ensinamos aqui não é só voltado para fins normais, é levado para o trabalho, para uma prova de concurso público, enfim, as provas são bem rígidas, e não cobram apenas duas ou três questões, são dez ou doze”, pontuou.
Para essa nova grade, foram disponibilizadas 550 vagas, sendo todas preenchidas. No entanto, caso algum aluno não possa ir às aulas, o diretor da Escolegis, Brenno Carvalho, solicitou que seja informado à administração, para o chamamento do cadastro de reserva.
“Os alunos que não puderam comparecer hoje, no primeiro dia, têm até amanhã para virem. Se não comparecerem, pedimos que enviem um e-mail à plataforma, para podermos disponibilizar essas vagas para as pessoas que estão aguardando. A Escolegis está aberta nos três turnos para você se especializar e, como sempre enfatizamos, com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, é importante ter uma qualificação e a instituição é uma oportunidade, além de ser gratuita e com bons profissionais”, ressaltou.
Todos os cursos possuem certificação, no entanto, para tal, os alunos devem atingir o mínimo de 70% de presença nas aulas.
A Escolegis está localizada em dois endereços: na Avenida Venezuela, 1645, bairro Liberdade, e na Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, no Santa Luzia. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.