Compartilhe esta notícia:

Conheça o cenário da disputa pela prefeitura de BV

2024 começou e os bastidores políticos voltaram a fervilhar com reuniões e acordos fechados para a disputa pela prefeitura de Boa Vista, que juntamente com Rorainópolis as mais visadas no pleito deste ano.

O primeiro turno das eleições municipais será realizado em 6 de outubro. O segundo turno, se necessário, será em 27 de outubro.

O apoio mais requisitado será o do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), que já reúne uma forte base de partidos aliados.

Ao que tudo indica, Catarina Guerra é a favorita do governador para disputar as eleições municipais. Durante o discurso em duas solenidades diferentes, Antonio Denarium confirmou o apoio à pré-candidatura da deputada.

A previsão é que, até abril, o grupo político do governo estadual decida um nome para pleitear a vaga.

O site Política Macuxi fez um resumo das candidaturas e disputa e mostra o retrato das eleições deste ano:

Prefeito Arthur Henrique (MDB)

Arthur Henrique, 42 anos, está em seu primeiro mandato de prefeito, sendo do partido MDB que ainda sob comando do ex-senador Romero Jucá. O atual prefeito Arthur tem bom apoio popular segundo as pesquisas feitas por seus adversários e principalmente não tem rejeição. Mais bem avaliado prefeito de capital no Brasil, com 91,7% de aprovação conforme o Relatório Brasil, do Instituto Veritá, Arthur se não ganhar destaque maior, pode perder a vaga na disputa para a ex-prefeita Teresa Surita que deixou a prefeitura de Boa Vista com 80% de aprovação.

Deputada Catarina Guerra (União Brasil)

A deputada estadual Catarina Guerra, 37 anos, está em seu segundo mandato, integra o grupo político do governador Antonio Denarium (Progressistas) que já afirmou para os mais próximos ter predileção por sua candidatura nas eleições municipais de 2024. O nome da deputada inclusive chegou a constar em pesquisas realizadas pelo marketing do governador, mas ainda não é consenso já que o presidente Soldado Sampaio (Republicanos) lançou seu próprio nome meses atrás.

Deputado Soldado Sampaio (Republicanos)

Atual presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado Soldado Sampaio, 47 anos, está em seu quarto mandato consecutivo. Maranhense, foi policial militar e se filiou ao Republicanos em 2021. Nome forte na disputa já conversa com suas bases e também disputa o apoio do governador visto que é seu maior aliado político. Um dos candidatos à Prefeitura de Boa Vista nas eleições municipais 2024 com maior possibilidade de tirar Arthur do cargo.

Deputado federal Nicoletti (União Brasil)

Antonio Carlos Nicoletti, 42 anos, está em seu segundo mandato como deputado federal pelo estado de Roraima. Nicoletti confirmou ser cotado pelo diretório nacional do União Brasil como o nome forte do partido para disputar a Prefeitura de Boa Vista nas eleições de 2024. Mas que isso vai depender de a sigla conseguir apoio da classe política local. Em 2020, na disputa pelo Palácio 9 de Julho, o político de 41 anos ficou em quinto lugar com 13.451 votos. Ele não tinha apoio do Governo e da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e concorria contra a chapa do então candidato a prefeito Arthur Henrique (MDB), apoiada pela ex-prefeita Teresa Surita. Para 2024, o presidente estadual do União Brasil promete conversar com o governador Antonio Denarium (Progressistas) e a bancada federal de Roraima em busca de apoio. Caso não consiga, ele deve negociar a possibilidade de indicar um vice para a chapa do atual prefeito, que deve disputar a reeleição.

Doutor Frutuoso Lins (PL)

Frutuoso Lins Cavalcante Neto nasceu em Crataús (CE) no dia 27 de junho de 1968. É formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em Ginecologia Obstetrícia. Foi vice-governador de 2019 a 2022. Ainda no primeiro ano de mandato, ele rompeu com o governador Antonio Denarium (Progressistas) após divergências com o político. O médico mastologista anunciou a pré-candidatura no momento em que se filiou ao PL, durante entrevista coletiva na sede do partido, em Boa Vista-RR. Lins confirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro virá até Boa Vista-RR em março para o lançamento oficial da pré-candidatura à prefeitura.

Advogado Gustavo Hugo (Rede)

O advogado Gustavo Hugo Sousa de Andrade, de 32 anos, deve ser o nome da federação Psol-Rede para disputar a Prefeitura de Boa Vista em 2024. O político nasceu em Itaituba (PA) e mora em Boa Vista desde os 13 anos. Na capital de Roraima, cresceu no bairro Pintolândia. Ele diz que sua vida política começou ainda na adolescência, quando liderou o grêmio da escola estadual Ana Libória por três anos. Formado em Letras e em Direito, ele já foi professor, cursa Mestrado em Antropologia na Universidade Federal de Roraima (UFRR). É ainda procurador do TJD-RR (Tribunal de Justiça Desportiva). Fluente em cinco idiomas além do português (inglês, holandês, espanhol, francês e surinamês), Gustavo Hugo já morou no Suriname e na Holanda.
Ex-presidente estadual da Rede Sustentabilidade, o advogado diz ter bom diálogo com todos os espectros políticos, sem deixar de lado bandeiras em defesa do clima, meio ambiente, povos indígenas e minorias.

Ozeas Colares (Novo)

Ozeas Colares, 45 anos, é auditor fiscal da Secretaria de Fazenda de Roraima e embaixador do Partido Novo no estado. Ele vive em Roraima há duas décadas, disputou as eleições de 2010 para deputado estadual e de 2022 para o Senado. Em ambas as eleições, não conseguiu se eleger. Agora Ozeas Colares deve ser candidato a prefeito de Boa Vista nas eleições municipais de 2024.

Compartilhe esta notícia: