A polêmica envolvendo a ala “Conservadores em conserva”, apresentada no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio de Janeiro, que homenageou o presidente Lula (PT), repercutiu também em Roraima e motivou publicações de políticos locais que aderiram à trend “Família em Conserva” nas redes sociais.
A polêmica foi gerada pela ala denominada “neoconservadores em conserva” em que a fantasia era uma lata de conserva com o desenho de uma família constituída por pai, mãe e duas crianças. A Acadêmicos retratou representantes “dos grupos que levantam a bandeira do neoconservadorismo: o agronegócio, uma mulher de classe alta, defensores da ditadura militar e evangélicos”, como explicou a própria escola em nota.
No estado, um dos principais nomes a entrar no movimento foi o senador Mecias de Jesus (Republicanos) que publicou uma montagem com a própria família e 10 dos seus filhos dentro de uma “lata de conserva”, em referência direta ao tema que gerou reações de políticos de direita em todo o país.
“Família não é piada. O que a Acadêmicos de Niterói fez ultrapassa qualquer limite artístico: foi um ataque direto aos valores de milhões de brasileiros. Acima de ideologia, acima de política, acima de carnaval: está a família. É ela que sustenta a sociedade, forma caráter e ensina respeito. Dá pra fazer espetáculo sem humilhar quem acredita e sem defender bandido. Dá pra protestar sem atacar lares, pais, mães e crianças. Defender a família não é extremismo. É princípio.”, escreveu o senador na legenda.

Outro político roraimense que também participou da trend foi o deputado federal Pastor Diniz (União), que compartilhou uma montagem semelhante com uma foto de sua família e usou a publicação para reforçar um discurso de valores conservadores e religiosos.
“Prefiro minha família como uma boa conserva: guardada, selada e protegida na vontade de Deus. Podem chamar de tendência ou de antiquado, eu chamo de segurança espiritual. Escolhemos ser preservados pela graça, não moldados pelo mundo!”, publicou o parlamentar.

Já o deputado federal Nicoleti também postou foto da família na lata de conserva, aderindo ao movimento. Na legenda, o deputado destacou o que chamou de defesa da família e da fé.
“Cuidar da família é honrar valores que atravessam gerações. É amar com firmeza, orientar com sabedoria e confiar nos planos de Deus. Desde o princípio, Ele instituiu a família como base de tudo — e ela continua sendo nosso maior patrimônio, nosso abrigo e nossa missão.”, escreveu.

Para encerrar a adesão o prefeito Arthur Henrique, apesar de não colocar a família em uma lata de conserva, postou uma foto familiar em retiro e escreveu na legenda “família conservada”.





