Boa Vista — A empresária, pecuarista e líder comunitária Conceição Gomes anunciou formalmente sua pré-candidatura ao Senado nas eleições gerais de 2026 pelo Partido AGIR (36) em Roraima. O lançamento ocorreu em evento com apoiadores e lideranças evangélicas, que reforçaram o compromisso da pré-candidata com valores sociais, ambientais e comunitários.
“Ela é evangélica, produtora rural e empresária. Tem experiência na gestão pública e na ação social, e sua pré-candidatura vem para trazer voz à sociedade civil organizada e aos pequenos produtores de Roraima”, afirmou um interlocutor da pré-candidata.
Conceição é conhecida em Roraima por sua atuação social e empresarial. Ela preside a Associação Anjos de Luz e o Instituto IAAFERR, instituições que atuam em projetos sociais e de desenvolvimento humano no estado. Além disso, participa ativamente da Associação dos Diabéticos de Roraima, embora não tenha diabetes, por conta de sua atuação direta com famílias afetadas pela condição.
Formada em Gestão Ambiental e Direito, com especializações voltadas ao Direito Social e Direito Monetário, Conceição já ocupou cargos públicos como Secretária Municipal do Meio Ambiente de Boa Vista e atuou como Subcomandante na mesma pasta. Sua trajetória inclui também o trabalho como pequena pecuarista e microempreendedora no setor rural.
A pré candidata já esteve próxima do cenário eleitoral em 2018, quando foi apontada como possível candidata a vice-governadora na chapa de Antonio Denarium, mas a indicação acabou ficando com outro nome por motivações internas do grupo político.
Conceição Gomes afirma que sua prioridade será trabalhar pela inclusão social, proteção do meio ambiente e fortalecimento das cadeias produtivas locais, além de ampliar políticas públicas voltadas à saúde e à educação.
Disputa ao Senado em Roraima
Nas eleições gerais de 2026, os eleitores de Roraima irão escolher dois senadores para mandatos de oito anos no Senado Federal, pois cada estado elege duas cadeiras em cada ciclo de renovação legislativa.
Embora ainda não haja uma lista oficial consolidada com todos os candidatos registrados, levantamentos jornalísticos e cenários de pré-candidaturas indicam que a disputa tende a reunir um número considerável de nomes. Um levantamento divulgado em 2025 chegou a apontar até 8 prováveis candidatos ao Senado por Roraima, incluindo políticos com mandatos e lideranças locais que sinalizaram interesse em disputar.
Até o momento, com base nas articulações políticas e declarações públicas disponíveis, os nomes que já são mencionados ou sinalizam intenção de disputar uma das duas vagas ao Senado Federal por Roraima em 2026 incluem um grupo amplo de lideranças estaduais e nacionais. Entre os que aparecem como prováveis ou que já demonstraram intenção estão o governador Antonio Denarium (PP), que confirmou sua pré-candidatura à Casa Alta e a ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB).
Também estão na corrida, os senadores Mecias de Jesus (Republicanos) e Chico Rodrigues (PSB), a deputada federal Helena Lima (MDB); Mauro Asato (sem partido); a condenada pelos atos de 8 de janeiro, a empresária Regina Aparecida Silva (Novo); e o empresário da mineração Rodrigo Cataratas (PRD),
À medida que os partidos oficializarem registros junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o calendário eleitoral avançar, será possível confirmar o número final de candidatos e os grupos políticos que disputarão as duas vagas ao Senado por Roraima em outubro de 2026.




