Durante o lançamento do Programa de Avanço na Infraestrutura (PAI), o governador Antonio Denarium (Progressistas) surpreendeu aliados e confirmou oficialmente que vai deixar o governo em março de 2026 para disputar uma vaga no Senado Federal.
O anúncio foi feito ao lado dos senadores Chico Rodrigues, Hiran Gonçalves e deputado Marco Jorge, representando o senador Mecias de Jesus, durante o evento que apresentou mais de R$ 1 bilhão em investimentos em obras estruturais em todo o estado.
“Vou deixar o governo em março para disputar o Senado. Fiz a indicação do senador Mecias ao Tribunal de Contas do Estado, o que abriu um leque de novas oportunidades. O senador Chico Rodrigues é candidato à reeleição, e nós teremos um grupo político forte, unido e aberto ao diálogo”, declarou Denarium, que preferiu não falar ainda quem será o segundo nome indicado pelo grupo político a qual faz parte.
Ao confirmar a saída do cargo, Denarium anunciou que o vice-governador Edilson Damião (Republicanos) assumirá o comando do Estado. Edilson é o candidato de Antonio Denarium ao governo de Roraima e deve concorrer no cargo.
“O Edilson faz parte do nosso grupo e tem sido um aliado leal. Ele é parte importante desse projeto e continuará o trabalho que iniciamos”, destacou.
“Comigo não tem conversa”
Na coletiva, o senador Hiran Gonçalves endureceu o tom ao falar sobre alianças e criticou o que chamou de “tentativas diárias de destruir o governo”.
“Comigo não tem conversa. Todos os dias o grupo político opositor tenta acabar com o governo, então não tem possibilidade de aliança. Esse pessoal é o predador, é o nosso inimigo”, afirmou.
Hiran também rebateu rumores sobre possíveis coligações entre partidos antagônicos no cenário nacional.
“O MDB é o maior parceiro do PT. Aqui, eu não consigo entender esse tipo de união com o PL no nível local. O Republicanos e o Progressistas não vão coligar com MDB e PL. Eu não posso subir num palanque com essa turma”, reforçou o senador
Marco Jorge defende cautela e elogia Edilson
O deputado estadual Marco Jorge (Republicanos) que representava o senador Mecias de Jesus no evento, também discursou e seguiu a linha do governador ao afastar a possibilidade de aliança com o MDB.
“Jamais nos precipitaríamos em uma eventual federação com o MDB. Há antagonismos claros em vários estados — seria como tentar unir água e óleo. Agradeço o cuidado e o equilíbrio do Edilson, que tem sido uma parte importante do nosso projeto”, disse.
Cenário político em ebulição
Com o anúncio, o tabuleiro político de Roraima ganha novos contornos. Denarium se posiciona como pré-candidato ao Senado em uma disputa que deve envolver nomes de peso, como o senador Chico Rodrigues, que buscará a reeleição, e outros possíveis concorrentes ainda em articulação.



