Realizado de 04 a 06 de setembro na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Amazontech é o maior evento de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia. Promovido pelo Sebrae Roraima em parceria com Embrapa, UFRR, Faperr e os Sebrae’s da Amazônia Legal, o evento reunirá empresas, pesquisadores, líderes comunitários, empreendedores e autoridades locais e internacionais para abordarem temas fundamentais envolvendo o empreendedorismo sustentável com foco em ciência, pesquisa, inovação, sustentabilidade, desenvolvimento verde e transições energéticas com recursos naturais da Amazônia.
A exposição ‘Ama(R)zônia: A vida em sua complexidade’ deu início às atividades da programação do evento. Oferecendo experiências dinâmicas e interativas que revelam a diversidade dos elementos bióticos e abióticos, a exposição reflete o conhecimento ancestral para a construção do mosaico cultural e ambiental. O circuito conecta os visitantes à Amazônia por sons, cores e formas oferecendo uma rica experiência sensorial.
A professora na Universidade Estadual de Roraima, Juliane Marques de Sousa, é responsável pela exposição e ressaltou a importância da atividade no Amazontech 2025:
“A exposição Ama(R)zônia tenta retratar a Amazônia roraimense dentro da pluralidade que essa Amazônia representa. Então a gente traz elementos de fauna, flora, biodiversidade, e quando falamos de Amazontech, um evento que reúne toda a Amazônia Legal para discutir essa Amazônia, entendemos que a exposição é um elemento a mais que traz essa conexão dos visitantes com esse bioma, e não só o bioma, mas a Amazônia como um lugar de vida.”
Juliane destacou o diferencial da exposição: “É interativa, lúdica e atende todos os públicos de qualquer faixa etária. A exposição é construída com base no conhecimento científico que foi produzido em Roraima, e ela traduz essas informações científicas para uma linguagem acessível para toda a população,” finalizou.
A exposição iniciou nesta segunda-feira (25) no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) no Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima e segue até 19 de setembro, com horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e horário especial durante o Amazontech, estendendo-se até às 20h nos três dias do evento. A visita é gratuita para todo público.