Compartilhe esta notícia:

Operação da PF: Justiça solta ex-prefeito de Iracema após audiência de custódia

O ex-prefeito de Iracema, Jairo André Ribeiro  (Republicanos), preso na manhã desta sexta-feira (1º) durante a Operação Voto de Cabresto, foi colocado em liberdade na noite do mesmo dia após decisão da Justiça Eleitoral.

A audiência de custódia, realizada às 17h30, foi conduzida pela juíza eleitoral Noêmia Cardoso Leite de Sousa, que entendeu não haver razões para a manutenção do flagrante, determinando o relaxamento da prisão.

A defesa de Jairo foi feita pelo advogado Henrique Sadamatsu, um dos mais atuantes no ramo eleitoral, que sustentou que não havia elementos que justificassem a prisão em flagrante.

Sadamatsu argumentou que a suposta compra de votos não poderia caracterizar flagrante, uma vez que os fatos investigados não são atuais e o período eleitoral já havia terminado. Sobre a imputação de lavagem de dinheiro, a defesa sustentou que o fato de o ex-prefeito possuir um veículo em nome de terceiro – principal elemento apontado pela investigação – não configura flagrante e é corriqueiro.

O alvará de soltura foi expedido e cumprido às 21h06, conforme documento emitido pelo 2ª Zona Eleitoral de Roraima. A magistrada responsável destacou que o ex-prefeito deveria ser colocado imediatamente em liberdade, salvo se houvesse outra determinação de prisão em vigor.

Jairo havia sido preso durante as diligências da Polícia Federal que investigam um suposto esquema de compra de votos nas eleições municipais de 2024, com pagamento em dinheiro e transferências via PIX a eleitores, que eram coagidos a filmar o momento do voto.

Segundo a Polícia Federal ele teria sido flagranteado, apesar do caso ter ocorrido em 2024. Mesmo em liberdade, o ex-prefeito continua sendo investigado.

Compartilhe esta notícia:

Compartilhe esta notícia:

No data was found
Categorias:

Assine nossa newsletter para receber sempre as notícias mais recentes do estado de roraima.