O senador Hiran Gonçalves (PP-RR) manifestou preocupação com as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinaram medidas restritivas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em nota à imprensa, o parlamentar classificou como “desproporcional” a imposição de tornozeleira eletrônica, toque de recolher e restrições de comunicação ao ex-chefe de Estado.
“Não há risco evidente à ordem pública ou às investigações que justifique tais medidas, sobretudo em um momento de tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, que envolve diretamente o ex-presidente”, afirmou Hiran. Para o senador, a operação aparenta ter motivação política, e não jurídica.
Hiran Gonçalves destacou que Bolsonaro está no Brasil e tem comparecido voluntariamente à Justiça sempre que solicitado, sem representar ameaça concreta às instituições. Ele ressaltou que o país vive um cenário de instabilidade institucional que demanda “equilíbrio, responsabilidade e compromisso com a pacificação nacional”.
O senador também cobrou uma atuação firme do Senado Federal para garantir o “funcionamento harmônico dos Poderes da República” e prevenir “excessos ou arbitrariedades” que possam comprometer o Estado Democrático de Direito. “O momento exige freios, contrapesos e maturidade institucional — não demonstrações de força que apenas aprofundam a crise e colocam em risco a coesão do país”, concluiu.



