Diante da notícia dada em primeira mão pelo Política Macuxi sobre uma possível saída do vice-governador Edilson Damião do partido Republicanos, a executiva estadual da legenda se pronunciou oficialmente nesta sexta-feira (30). Em nota assinada pelo presidente estadual, Mecias de Jesus, o partido nega ter sido notificado sobre qualquer pedido de desfiliação do vice-governador.
Segundo o documento, o Republicanos mantém uma relação “produtiva e respeitosa” com Edilson Damião, destacando sua contribuição para o desenvolvimento político e eleitoral da sigla em Roraima.
“Em nenhum momento foi notificada sobre o pedido de desligamento do vice-governador de seus quadros”, diz trecho da nota.
A legenda também reforça seu compromisso com a atual aliança com os Progressistas, partido do governador Antonio Denarium, e deixa claro que já havia, inclusive, a expectativa de lançar Damião como pré-candidato ao governo estadual em 2026.
“Embora aberto à pluralidade de posicionamentos e opiniões, sempre trabalhou tendo como prioridade a manutenção da aliança vencedora e produtiva para o estado com o Progressistas”, ressalta o texto.
A nota ainda manifesta lamento caso se confirme a saída de Edilson Damião da sigla, ressaltando que, embora o cenário democrático permita novas escolhas, é essencial manter o respeito aos compromissos assumidos.
“O Republicanos, no entanto, reafirma sua convicção no diálogo, na construção da boa política prevalecendo sobre os interesses pessoais”, conclui o partido.
O comunicado finaliza reiterando o compromisso da sigla com o desenvolvimento de Roraima e o fortalecimento de alianças políticas responsáveis e duradouras.
CONTEXTO- A movimentação em torno de Edilson Damião ocorre em meio a articulações pré-eleitorais para 2026. Atualmente vice-governador de Roraima, Damião é visto como possível nome forte na corrida pelo Palácio Senador Hélio Campos, o que tem acirrado os bastidores da política local.